sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Estanciera

Motor Continental 6L 226


Modelo 1960

Chassi 4x4 1958 -1965





Modelo 1965

Modelo 1966/67 a 1970. Quando a Estanciera ficou bem parecida com a nossa Rural.

Motor Tornado 6 cil TS OHC 181




De 1957 a 1970 esteve em produção na Argentina a Estanciera, modelo da IKA correspondente à Willys Station Wagon e às nossas primeiras Rural Jeep pré-1960. Naquele país, foram fabricadas 84.252 unidades do modelo. Assim como no Brasil, com a Rural, a Estanciera obteve muito sucesso no mercado argentino em seus 13 anos em linha, sendo que inicialmente era considerada como um "furgão com assentos", porém já em 1966 sua fama respeitável de versatilidade já estava consolidada.
Lembrando que as Willys Station Wagon surgiram em 1949 nos EUA, e foram os primeiros veículos desse tipo com carroceria totalmente de metal, haja visto que as outras stations wagons tinham a parte do parabrisas até a traseira em madeira. Sua produção cessou lá na América do Norte em 1963, mas por sorte continuou por aqui indo até 1977, no Brasil.
A Estanciera foi o segundo modelo de veículo produzido pela IKA e adotava, inicialmente, o mesmo propulsor 4 cilindros do Jeep. Já em 1958 porém, passou a adotar um 6 cilindros derivado do carro Carabela e em 1965 adotou o 6 cilindros Tornado. Estreou com tração simples apenas, para depois também ser oferecida em versão 4x4. Existiam basicamente 2 versões: a standard e a luxo. Os motores 6 cilindros em linha Continental 6l-226 possuíam 3.707 cm³ de cilindrada e desenvolviam 116 cv ou 115 hp a 3.800 rpm com taxa de 7,3:1. Com aproximadamente 31 hp por litro, era um motor que sobrava e dificilmente era muito exigido.
Utilizavam carburador CarterWCD 2807 S, tinham um tanque de combustível de 71 litros de capacidade.
As relações de marcha eram as seguintes: 1ª - 2,798:1 2ª - 1,551:1 3ª - 1,000:1 Ré - 3,798:1.
Os modelos 4x2 possuíam alavanca na coluna de direção e os 4x4 , no assoalho.
UA-1RA era o código dos modelos 4x4. Tinham peso total vazio de 1588 kg. UA-1RB era o códigos das 4x2, que tinham peso de 1497 kg.
Em 1965, com a adoção do novo motor Tornado TS OHC 6 cil 181 de 2.960 cc. Com taxa de compressão de 7,6:1 para usar gasolina comum, desenvolvia 115 hp SAE a 4.200 rpm. com torque de 21 kgmf a 2.200 rpm. Nesse ano passou a adotar também sistema elétrico de 12v e bateria de 55 amperes. As Estanciera com esse motor atingiam velocidade máxima de 139,53 km/h e aceleravam de 0 a 100 km/h em 18,7 s, segundo teste da revista argentina "Automundo" de julho de 1965. O consumo urbano era de 6,5 km/l e o rodoviário (a 80 km/h) era de 8,2 km/l. Nada mal hein, se comparado ao nosso BF-161. As Estanciera "Tornado" tinham peso total vazio de 1582 kg.


Fonte: Revistas Parabrisas e Automundo 1961 e 1966 respectivamente e Coches Argentinos.

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