terça-feira, 29 de março de 2011

IKA - parte 2


Dando continuidade ao assunto, o primeiro modelo IKA foi um jeep em 1955/56 como já relatei no post anterior. Agora vamos conhecer um pouco mais desse modelo argentino de Jeep.
Naquele país o CJ-5 recebeu novas e inéditas denominações: JA3PB, JA2PB, JA3UB, JA3CB, JA1MA. Nas fotos acima pode-se perceber que o CJ-5 argentino era bem diferente do nosso e tinha mais opções de carroceria. Até mesmo uma versão com capota conversível de fábrica, parachoques diferenciados e calotas, uma farda de passeio do Jeep. Esse modelo (JA3CB) possuía a carroceria argentina do JA3UB e o parabrisas era bipartido. Outro modelo interessante era o Jeep Pick-up que podia ter tração simples sem opção de 4x4 ou a versão que podia ter a tração dianteira também. Sua carroceria era diferente de tudo que foi feito para o Jeep, note o caixote na parte posterior dos paralamas dianteiros. Também existiu a partir de 1971 em versão a diesel. Esse modelo também possuía parabrisas bipartido. O JA3UB era um Jeep com tração apenas traseira e sem opção da 4x4. O JA1MA possuía tração 4xe, carroceria americana e parabrisas inteiriço, além de uma capota diferente.




Painel bem diferente do brasileiro e americano. A caixa de direção também.

Motor 4 cil a gasolina 151 de 77 cv.

Esta é a versão, digamos padrão, do jeep argentino. O JA3UB . A partir de 1958 a carroceria americana não era mais encontrada, pelo menos até onde eu sei. A maioria possuía capota de aço, devido ao clima subtropical onde faz muito frio no inverno. Por isso, várias empresas produziam estas capotas naquele país. Notem o estribo embutido na carroceria.

Versão para passeio

Modelo com tração traseira apenas e carroceria americana

Carroceria argentina para carga


Modelo com tração4x4 e carroceria americana. Acho que era usado também em versão militar. Aliás os militares argentinos também importaram em grande quantidade os CJ3B/M606.
Os Jeep IKA tiveram sua produção interrompida em 1978. Utilizavam motor 4 cilindros com vávulas de escape e admissão laterais no bloco Continental 151 pol (2.480 cc) a gasolina, de 77 cv a 3.600 rpm e torque de 11,6 mkgf a 2.000 rpm, com taxa de compressão de apenas 6,86:1. Adotavam carburador Carter WCD 2807 S, caixa de transmissão de 3 velocidades, com relação de diferencial 4,56:1, tanque de combustível de 45 litros. O sistema elétrico era 6v com dínamo inicialmente (em 1966 ainda era assim). Usava pneus 6.00 x 16. Distância entre-eixos (carroceria argentina) de 2.057 mm, peso (vazio) de 1.100 kg. O consumo médio , segundo teste da revista argentina Parabrisas, era de 7,3 km/l, com velocidade máxima de 130 km/h (será?) e aceleração de 0 a 100 km/h em 28 s. A produção total foi de cerca de 38.388 (4x4, 4x2, Militar, Conversível).
O jeep IKA Pick-up (JA2PA e B) também teve sua produção encerrada em 1978, com exceção da sua versão Diesel que iniciou em 1971 e encerrou em 1974. A versão a gasolina (NAFTA) tinha a mesma motorização do restante da linha J, ou seja, o 4 cil 151. A versão a diesel que teve vida curta, usava um 4 cilindros de 1946 cm³ de 45 cv a 3.000 rpm e troque de 12 mkgf a 1.500 rpm. A taxa de compressão era de 21,0:1. A transmissão e relação de diferencial também era a mesma do restante da linha J. O JA2PA ou o B eram um pouco mais pesados também (1.160 kg vazio). Tinham entre-eixos maior (2654 mm) e eram mais largos na carroceria (4.200 mm contra 3.600 mm dos JA3UB, C e M). Foram produzidos 46.629 JA2PA e B , entre versão a gasolina e a diesel.
Os IKA, pelo que sei até agora, usavam eixos Dana 44 atrás e Dana 25 na frente.



Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem Paese! Muito interessantes esses Jeep's argentinos. Gostei desse Jeep Pick-up da primeira foto. Pena que no Brasil a Willys não foi tão criativa como nossos vizinhos.

    ResponderExcluir

 
Site Meter