segunda-feira, 28 de março de 2011

IKA : os jeeps hermanos - parte 1


Anuncio 1969


Anuncio 1960


Você já ouviu falar em modelos de veículos utilitários chamados Estanciera, Jeep JA3UB? E Baqueano?

Já viu um Jeep IKA?Antes de ver as imagens acima? Se não, então dê uma boa olhada e depois vamos conhecer um pouco da empresa que os produziram.

Apesar dos nomes desconhecidos para alguns, essas são denominações de modelos similares aos nossos valentes utilitários Willys. Só que na versão, digamos, "castelhana".

Para explicar melhor, é melhor iniciarmos falando da fábrica que os produziram. Tratava-se da IKA, iniciais de Industrias Kaiser Argentina. Ela foi uma empresa que revolucionou a indústria de automóveis argentina. Era uma empresa argentina com capital americano. Ela foi considerada um monumento à modernidade da indústria automobilística daquele país, e atraiu um batalhão de engenheiros de todo o mundo junto com maquinário moderno. Em apenas 13 meses um império de produção de veículos foi erguido. Ela foi fundada em 19 de janeiro de 1955, quando Henry Kaiser e o governo argentino se associaram. Localizada em Santa Isabel, Córdoba, foi a primeira fábrica nacional de automóveis. Tinha mais de 280 hectares de área. Em 12 anos mais de 20.000 trabalhadores dependiam da IKA.

Em 22 de abril de 1955 o famoso Jeep Cj-5 foi produzido e vendido ali pela primeira vez. No ano seguinte, em 27 de abril, foi produzido o primeiro jeep totalmente argentino, com diferenças significativas de carroceria e motorização em relação ao original norte-americano, e tamanho foi o sucesso que somente 145 dias depois eles produziram mais de 1.000 jipes!

Em 1959 foi formada uma joint-venture com a Renault surgindo a IKA Renault. Em 1962 ainda houveram outras associações mistas com a American Motors de Detroit, dando início à fabricação dos modelos Rambler na Argentina.

Voltando um pouco, em 1956 cerca de 2400 Jeep Pick-up haviam sido fabricados, em 1957 entrou em produção a Estanciera e em 1958 o Carabela, o primeiro grande carro de turismo feito na Argentina. Em 1965, no 10º aniversário, ela produzia 4 modelos Renault: Dauphine, Gordini, R4L e R4F. Seis modelos utilitários: Jeep, Jeep Pick-up, Estanciera (inclusive versão táxi), caminhão Jeep (Baqueano) , Jeep Gladiator.

Em 1975 ela deixa de se chamar IKA, para Renault Argentina S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter