segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Macarena" F-75 do Leitor

Uma foto como esta logo abaixo pode trazer muitas recordações não é mesmo? Principalmente para o leitor Marcos Ricardo, de Curitiba-PR. A foto não é de época, felizmente, pois esta F-75 4x4 1972 existe e está muito bem conservada nas mãos deste apaixonado por Efes.

A história de Marcos e esse modelo da Willys/Ford começa bem cedo, nos tempos de "piá", quando seu pai era motorista de ambulância Ford F-100 do extinto INAMPS. Sempre que podia ele acompanhava-o nas viagens mas sua maior alegria mesmo era na volta, quando a guardavam na garagem junto com as outras viaturas. Lá estavam Opalas reluzentes (rodavam pouco e somente com autoridades) , inúmeras outras F-100 picapes e furgões, alguns ônibus bicudos GM e Dodge, mas o modelo que mais chamava a atenção e despertava o interesse do menino era uma F-75 preta, que ficava sempre no mesmo lugar, atrás dos outros carros, denunciando que era pouco usada. Marcos achava aquele modelo diferente, com suas linhas já antigas mesmo para a época, mas muito bonitas e interessantes. Concordo com ele!
Indagado sobre o motivo daquela F-75 ser relegada a segundo plano, já que era a única da frota, seu pai contou que era porque preferiam as "outras". As outras eram as F-100. "Hoje até entendo porque, claro, as F-100 eram mais confortáveis e como estavam em Curitiba eram muito pouco usadas em trechos onde fosse necessária tração" - explica ele.
O tempo passou, mas as F-75 não saiam da cabeça de Marcos Ricardo. Há 3 anos atrás , a vontade e a oportunidade de ter uma só sua apareceu e ele adquiriu uma modelo 1979 "amarelona", parada embaixo de uma árvore, mas com o incentivo de seu pai decidiram dar nova vida a ela. Depois de ficar mais 6 meses com ela parada veio a primeira decepção: o trabalho de lanternagem/funilaria ia custar uma fortuna. Mesmo com dó decidiu vendê-la a um amigo uns meses depois. Até sua esposa, já contagiada pelo vírus da ferrugem, ficou sentida.
Mas o nosso amigo leitor do blog não desistiu e em 2010 encontrou essa bela F-75 1972 4X4, com motor original 6 cil BF-161 e toda original só precisou de uns ajustes e melhorias para ficar pronta e dar alegrias a seu novo dono. Ele a utiliza apenas em passeios com a família nos fins-de-semana ou em viagens curtas.
Sua paixão pela F-75 é tamanha que até nome ela tem: "Macarena". Certamente já faz parte da família!
A foto acima traduz muito bem o que disse Marcos: " ... toda vez que a vejo na garagem me remete às imagens que tenho guardadas na cabeça daquela F-75 preta com o símbolo branco do INAMPS, hoje INSS, toda empoeirada".
Realmente muito bem conservada e original.
Linhas ainda agradáveis e inconfundíveis, ela só existiu assim, no Brasil.
Parabéns ao Marcos Ricardo pela bela viatura.
Se você também quer ver aqui seu veículo Willys/Ford, seja ele Jeep, Rural ou Pick-up, civil ou militar, importado ou nacional mande sua história e fotos para alissonpaese@yahoo.com.br

7 comentários:

  1. Parabéns, muito linda esta F 75, mantenha ela sempre assim.
    Abraços
    Arno.

    ResponderExcluir
  2. parabens, também tenho vontade de ter uma e deixar assim como esta para pequenos passeios .
    j.marcos
    são josé dos pinhais ,pr

    ResponderExcluir
  3. contagiante, e muito bom ter uma F-75, faz mais de 10 anos que tenho a minha

    ResponderExcluir
  4. Muito linda sua "máquina" tambem tenho uma f-75 que ganhei de herança do meu pai que comprou ela novinha na agencia, agora não vejo a hora de acabar a restauração com carroceria origal que consegui comprar porque a dela se perdeu.
    E como voce, também a minha tem nome "Catarina" (nome esse de minha namorada dos tempos dos 18 anos). Sou apaixonado pela minha "Catarina" f75

    ResponderExcluir
  5. Também tenho uma 1975 toda restaurada com motor e caixa da hillux 3.0 e com os fechos de mola por cima dos eixos. Ficou bastante alta e muito boa, também tem nome "TRAQUINA".

    ResponderExcluir
  6. Boa noite essa F-75 esta comigo hoje, comprei recentemente e gostaria de saber mais sobre a história dela terias o contato do Marcos para me passar? Meu email e joacirl@gmail.com. agradeco

    ResponderExcluir

 
Site Meter