quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sistema de escapamento utilitários Willys

              A ilustração abaixo é do sistema de escapamento do Jeep modelo 5224 (CJ-5) com motor Willys. Chega até a ser uma curiosidade, pois reparando bem as saídas de escape por exemplo do CJ-5 e do CJ-6 são diferentes, levando até mesmo a pensar que os motores são diferentes por observadores menos atentos.

Segue os desenhos:

O desenho acima é do sistema de escape dos "Bernardão" CJ-6 2 e 4 Portas 4x2 e 4x4.


O desenho acima é do sistema de escapamento da Rural sedan, 4x4, 4x2 std e 4x2 Luxo com mola espiral.



Escapamento da Pickup Jeep (4x4 e 4x2)

Fonte: Catálogo de peças Willys 1966

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Revendas Willys


Revenda Willys (ou seria um estande de alguma exposição?....é mais provável.)
Foto anterior a 1963, pois notem o Aero-Willys primeira série. A Rural me parece ser uma 4x2. No canto à direita, um CJ6 ( o único que vinha com calotas na época). Notem o seu parachoques diferente, de fábrica. Também já vi esse parachoques em Pickup Jeep, não sei bem , mas me parece que era pra acoplar algum implemento.


Primeiras unidades recebidas pela revenda Willys da cidade de Encantado, no RS em 05 de outubro de 1964. A linha quase completa. (crédito da foto: blog antigosverdeamarelo).

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desfile concessionário Willys


Lajeado-RS 1961
Desfile de apresentação concessionário Willys daquela cidade.
Certamente se fosse hoje aquelas modelos nos capôs seriam impedidas de estarem ali.
Crédito da foto: blog antigosverdeamarelo

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O protótipo Saci

    Durante o 1° Salão do Automóvel realizado de 26 de novembro a 11 de dezembro de 1960 no Parque Ibirapuera, em SP, a WOB lançou seus novos veículos utilitários como o Jeep CJ-6 4 PORTAS, a Pick-up Jeep e um protótipo denominado Saci, baseado na nova Rural e no Jeepster norte-americano, misto de carro conversível e utilitário esportivo. Nesse salão participaram 11 fábricas de automóveis, caminhões e tratores e mais 95 fabricantes de autopeças. No estande da Willys o show ficava por conta das cores dos automóveis e na projeção de filmes da fábrica.
    Estavam expostos o Aero-Willys, Dauphine, Jeep CJ-6 e CJ-5, Rural, Pick-up Jeep e o Saci.
    Este protótipo foi baseado na mecânica da Rural, utilizando seu chassi, motor, transmissão, eixos e a nova frente da carroceria reestilizada , mas suas laterais após os paralamas eram inéditos, embora claramente baseados no Jeepster. Esse protótipo nunca chegou a ser fabricado em série e não se tem notícia se existe ainda alguma unidade no Brasil ou fora dele. Nos EUA o Jeepster, similar ao Saci, vendeu milhares de unidades mas não chegou a ser um sucesso de vendas.
No estande da Willys brasileira, ao lado do Saci de cor amarelo e preto foi colocada uma urna para receber as impressões dos visitantes acerca do novo carro, onde 77% das pessoas acharam-no "bom" a "ótimo". O preço de venda sugerido na época era de CR$ 990.000 cruzeiros, enquanto que por exemplo, a Rural mais cara, custava CR$ 747.000 cruzeiros.

Jeep Saci 1961


Jeepster americano

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pick-up Jeep

De 1952 a 1959 a Willys importava o modelo norte-americano.




Em 1960, após o lançamento da nova Rural brasileira com design exclusivo, a Willys Overland do Brasil já trabalha para o lançamento da pick-up derivada deste veículo, um projeto totalmente brasileiro.


Em 1961 é lançada a Pick-up Jeep, somente na versão 4x4. De design moderno e mais bonito que a importada, possui maior espaço na caçamba devido aos paralamas envolventes. A frente segue o desenho da Rural, assim como a motorização. Porém, é mais pesada que a Rural, transporta 750 kg de carga e possui entre-eixos maior do que a perua, assim como um tanque de combustível com maior capacidade.




Em 1962 é lançada a versão 4x2, câmbio de 3 marchas na coluna.
Em 1964 o sistema elétrico passa de 6V para 12V e recebe novo distribuidor Bosch.
Em 1965 é adotada a suspensão dianteira independente com molas helicoidais nos modelos 4x2. O câmbio de 3 marchas passa a ser sincronizado. Passa a denominar-se Pick-up Willys. Recebe também nova caixa de 4 marchas, sendo o primeiro utilitário Willys brasileiro com esse novo câmbio. Novos tambores de freios.


Em 1966 o alternador substitui o dínamo e passa a ter roda-livre (modelo 4x4) como opcional. Nesse ano é eleita Carro do Ano pela Revista Mecânica Popular. O carburador é calibrado para economizar mais 20% de gasolina. Recebe barra estabilizadora como opcional. Amortecedores com borracha mais silenciosa.
Com exclusividade, o Pick-up Willys recebe assentos semi-anatômicos com aberturas laterais para melhor ventilação.Nova calibração nos amortecedores.


Em 1967 também recebe novo painel, como a Rural, com instrumentos separados e defronte ao motorista, trava de direção e câmbio de 4 marchas sincronizado passa a ser opcional. A versão 4x2 recebe suspensão dianteira independente como opcional. Novas maçanetas e pedais com novo formato quadrado. É introduzido o parachoque traseiro.


Em 1968 passa a ser fabricada sob a marca Ford-Willys e recebe o motor 3.000cc como opcional.
Em 1969, assim como toda a linha de utilitários passa a ter o eixo traseiro com tubo de maior diâmetro (canela grossa).
Em 1970 recebe novo feixe de molas mais largo e reforçado na suspensão traseira.


Em 1971 recebe o letreiro FORD estampado na tampa traseira.
Em 1972 passa a chamar-se F-75.
Em 1975, assim como a Rural e o Jeep, recebe o novo motor Ford OHC 2.300cc 4 cilindros a gasolina e o novo câmbio de 4 marchas. Neste ano, somente a versão 4x4 passa a ser fabricada.


Em 1976 recebe o novo carburador DFV 228-121.


(Painel F-75 1976)

Em 1978, após encerrada a produção da Sedan Rural, a F-75 continua a ser produzida normalmente.




Em 1980 recebe o motor Ford OHC também a álcool.
Em 1981 recebe freios duo-servo.
Em 1983, com a concorrência da Pampa e outras pickups menores, deixa de ser produzida. A última unidade fabricada era uma F-75 4X4 a álcool.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rural 1970-1977

Em 1970 a perua passa a se chamar Ford Rural.

Anúncio Rural 4x2 1970

A partir do modelo 71 as letras FORD são afixadas na tampa traseira.



Em 1972 a Ford deixa de produzir o modelo 4x2 Luxo com molas helicoidais (suspensão independente), talvez por que também o Itamaraty (Aero Willys) deixa de ser produzido também, já que utiliza suspensão dianteira semelhante. Assim o modelo 4x2 Luxo volta a ter molas semi-elípticas (feixe de molas) na dianteira.
Em 1975 é introduzido o novo motor Ford "Georgia" OHC 2.300cc 4 cilindros a gasolina, acoplado a um novo câmbio de 4 marchas com relações mais curtas. Este motor é o mesmo do Maverick, porém com menor potência (reduzida de 99 para 91 hp SAE) mas maior força. Possui concepção moderna para a época, com correia dentada e eixo-comando de válvulas no cabeçote. A relação do diferencial permanece a mesma: 4,89:1. Possui potência de 91 hp a 5.000 rpm e torque de 17 kgmf a 3.000 rpm. O peso bruto da Rural com o novo motor é de 1.418 kg. Neste ano ainda é fabricado o motor Willys BF-161 de 6 cilindros.
A partir de 1976, a Rural é fabricada apenas com o motor OHC 4 cil, com novo carburador DFV 228-121 de corpo simples e fluxo descendente, que fornecia maior torque e economia de combustível.
Em agosto de 1977 a Ford encerra a produção da Rural Sedan no Brasil.

Rural 4x4 1974


Painel Rural 1973

 
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