segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pick-up Jeep

De 1952 a 1959 a Willys importava o modelo norte-americano.




Em 1960, após o lançamento da nova Rural brasileira com design exclusivo, a Willys Overland do Brasil já trabalha para o lançamento da pick-up derivada deste veículo, um projeto totalmente brasileiro.


Em 1961 é lançada a Pick-up Jeep, somente na versão 4x4. De design moderno e mais bonito que a importada, possui maior espaço na caçamba devido aos paralamas envolventes. A frente segue o desenho da Rural, assim como a motorização. Porém, é mais pesada que a Rural, transporta 750 kg de carga e possui entre-eixos maior do que a perua, assim como um tanque de combustível com maior capacidade.




Em 1962 é lançada a versão 4x2, câmbio de 3 marchas na coluna.
Em 1964 o sistema elétrico passa de 6V para 12V e recebe novo distribuidor Bosch.
Em 1965 é adotada a suspensão dianteira independente com molas helicoidais nos modelos 4x2. O câmbio de 3 marchas passa a ser sincronizado. Passa a denominar-se Pick-up Willys. Recebe também nova caixa de 4 marchas, sendo o primeiro utilitário Willys brasileiro com esse novo câmbio. Novos tambores de freios.


Em 1966 o alternador substitui o dínamo e passa a ter roda-livre (modelo 4x4) como opcional. Nesse ano é eleita Carro do Ano pela Revista Mecânica Popular. O carburador é calibrado para economizar mais 20% de gasolina. Recebe barra estabilizadora como opcional. Amortecedores com borracha mais silenciosa.
Com exclusividade, o Pick-up Willys recebe assentos semi-anatômicos com aberturas laterais para melhor ventilação.Nova calibração nos amortecedores.


Em 1967 também recebe novo painel, como a Rural, com instrumentos separados e defronte ao motorista, trava de direção e câmbio de 4 marchas sincronizado passa a ser opcional. A versão 4x2 recebe suspensão dianteira independente como opcional. Novas maçanetas e pedais com novo formato quadrado. É introduzido o parachoque traseiro.


Em 1968 passa a ser fabricada sob a marca Ford-Willys e recebe o motor 3.000cc como opcional.
Em 1969, assim como toda a linha de utilitários passa a ter o eixo traseiro com tubo de maior diâmetro (canela grossa).
Em 1970 recebe novo feixe de molas mais largo e reforçado na suspensão traseira.


Em 1971 recebe o letreiro FORD estampado na tampa traseira.
Em 1972 passa a chamar-se F-75.
Em 1975, assim como a Rural e o Jeep, recebe o novo motor Ford OHC 2.300cc 4 cilindros a gasolina e o novo câmbio de 4 marchas. Neste ano, somente a versão 4x4 passa a ser fabricada.


Em 1976 recebe o novo carburador DFV 228-121.


(Painel F-75 1976)

Em 1978, após encerrada a produção da Sedan Rural, a F-75 continua a ser produzida normalmente.




Em 1980 recebe o motor Ford OHC também a álcool.
Em 1981 recebe freios duo-servo.
Em 1983, com a concorrência da Pampa e outras pickups menores, deixa de ser produzida. A última unidade fabricada era uma F-75 4X4 a álcool.

Um comentário:

  1. Minha nossa, qual a surpresa q tive de saber q fabricaram esta maravilha ate 1983, tenho 45 anos e aão sabia disso, completamente desligado deste assunto comecei a pesquisar, fico contente de saber disso tudo, meu pai na epoca viaja muito com uma dessas que era da companhia C R Almeida a qual ela trabalhava, ainda vou comprar uma dessas.

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