quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O protótipo Saci

    Durante o 1° Salão do Automóvel realizado de 26 de novembro a 11 de dezembro de 1960 no Parque Ibirapuera, em SP, a WOB lançou seus novos veículos utilitários como o Jeep CJ-6 4 PORTAS, a Pick-up Jeep e um protótipo denominado Saci, baseado na nova Rural e no Jeepster norte-americano, misto de carro conversível e utilitário esportivo. Nesse salão participaram 11 fábricas de automóveis, caminhões e tratores e mais 95 fabricantes de autopeças. No estande da Willys o show ficava por conta das cores dos automóveis e na projeção de filmes da fábrica.
    Estavam expostos o Aero-Willys, Dauphine, Jeep CJ-6 e CJ-5, Rural, Pick-up Jeep e o Saci.
    Este protótipo foi baseado na mecânica da Rural, utilizando seu chassi, motor, transmissão, eixos e a nova frente da carroceria reestilizada , mas suas laterais após os paralamas eram inéditos, embora claramente baseados no Jeepster. Esse protótipo nunca chegou a ser fabricado em série e não se tem notícia se existe ainda alguma unidade no Brasil ou fora dele. Nos EUA o Jeepster, similar ao Saci, vendeu milhares de unidades mas não chegou a ser um sucesso de vendas.
No estande da Willys brasileira, ao lado do Saci de cor amarelo e preto foi colocada uma urna para receber as impressões dos visitantes acerca do novo carro, onde 77% das pessoas acharam-no "bom" a "ótimo". O preço de venda sugerido na época era de CR$ 990.000 cruzeiros, enquanto que por exemplo, a Rural mais cara, custava CR$ 747.000 cruzeiros.

Jeep Saci 1961


Jeepster americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter