segunda-feira, 17 de abril de 2023

O Jeep MB e GPW mês a mês - Parte 4/12

Continuando a série, neste post mostraremos alguns dos principais marcos de produção e evolutivos do Jeep 1/4 ton 4X4 da segunda guerra mundial, que marcaram os meses de abril no período 1942 a 1945.

Em abril de 1942, a Willys Overland já estava produzindo e enviando jipes para o Canadá, Rússia e China. Também neste ano e mês, ocorreu o primeiro pico produtivo do Jeep Ford GPW, quando ultrapassou a marca de 10.000 unidades em um único mês, com exatas 11.195 unidades. Outro pico semelhante somente ocorreria mais uma vez, em julho do mesmo ano. Foi a maior produção registrada em apenas um mês, maior inclusive que os outros nove picos registrados para o modelo Willys MB, por exemplo.

Em 1942, o grupo de filtros (Filterretes) para supressão de ruídos e interferências de rádio-comunicação foi modificado, a partir do número de série 137916 do Willys MB, para um grupo que tinha a cobertura totalmente removível, possibilitando melhorar o acesso às conexões. A nomenclatura desse grupo de filtros também foi alterada de A-1517 para A-5980.

Abril é o mês, dentro de cada ano produtivo, que encerra os chamados modelos de produção "early" (iniciais).

Depois de abril de 1942 (serial number MB 137760), o marcador luminoso do velocímetro passou a ter intervalos de 1 m.p.h (milhas por hora). Também o marcador de nível de combustível passou a mostrar a escrita FUEL ao invés de GAS.

Ainda em 1942, abril, mais ou menos a partir do SN MB 137916, houve a mudança nos cilindros de freio traseiros de 7/8" pol. para 3/4" pol. A partir do SN MB 137909, o travamento da tampa do porta-luvas adota um novo padrão.

A grade estampada, que se tornou padrão do Jeep da segunda guerra, foi inicialmente desenvolvida pela Ford e após, adotada pela Willys  a partir de março de 1942, e deu fim ao seu modelo Slat Grille. Porém, o que pouca gente sabe, é que esta grade padrão era produzida na verdade, pela American Forge and Socket Co., uma fornecedora da Ford. Tanto no Willys como no Ford, esta grade inicialmente, até abril de 1942, não apresentava a pequena depressão central na parte superior da borda. A pequena depressão central foi adotada porque o capô estilo Ford tinha uma linha divisória (emenda) central cuja dobra era voltada para baixo e afilada, de tal maneira que chegava a cortar a proteção de tecido fixada na borda superior da grade, que servia como anti-ruído. Com essa depressão, a linha central encaixava-se ali com certa folga e possibilitava então resolver o problema e que qualquer modelo capô, Willys ou Ford, pudesse ser instalado.

Em abril de 1943, o motor, a partir do engine number 288835 teve mudança na cabeça do cilindro, que adota prisioneiros e porcas ao invés de parafusos.

Até abril de 1943, o cabeçote do motor Go Devil ainda não ostentava o letreiro WILLYS em relevo, na parte plana superior. E apenas após abril de 1944 foi adicionado o letreiro JEEP em relevo.

Em 1943 também houve nesse mês a mudança para medidores à prova d'água e o orifício de ventilação da base da bomba de combustível é removido. A caixa de direção é redesenhada.

Em abril de 1943 também, o Departamento de Pesquisas da Willys compilou um relatório, apresentado em 19 de abril, sobre constatações de compatibilidades e incompatibilidades verificadas após uma extensa inspeção pós-desmontagem de 2 Jeeps, um Ford e um Willys. Em comparação, por exemplo, o peso de um Ford era 3 libras maior que um Willys (2.340 lbs), incluindo-se todas as ferramentas, capota e suas partes laterais, estepe... O motor, seja completo ou sem a transmissão acoplada, era mais leve 10 libras, no Ford.

Em abril de 1944, são instaladas presilhas embaixo do banco do caroneiro, para fixação do cilindro do descontaminador.

Até abril de 1944 ainda não eram instalados, no MB ou GPW, o suporte para guia de lubrificação, no lado esquerdo da parte interna do capô do motor. Também até esse período, a capota de lona e suas cortinas (quando necessárias) ainda eram oferecidas normalmente, mas após, devido à escassez de lona, não eram mais fornecidas.

MB Serial Numbers ABRIL

1942 - 132xxx a 140xxx

1943-  222xxx a 230xxx

1944 - 319xxx a 327xxx

1945-  430xxx a 438xxx

GPW Serial Numbers ABRIL

1942 - 15001 a 78146 (Contrato F-2). Porém, ainda em abril de 1942, 3.884 unidades ainda foram produzidas sob o contrato F-1 (SN 11.116 a 15000).

1943 - 105233 a 111169 (Contrato F-4) - 5.936 unidades

1944 - 191016 a 196565 (5.549 unidades)

1945 - 260812 a 266013 (Contrato F-5) - 5.201 unidades

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