sábado, 1 de abril de 2023

4º ENCONTRO NACIONAL WILLYS

No último final de semana do mês de Março de 2023, nos dias 24, 25 e 26, realizou-se na cidade serrana de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, a quarta edição do Encontro Nacional de Willys e derivados. 

Em uma das regiões turísticas mais visitadas e bonitas do Brasil, o Centro Municipal de Eventos recebeu centenas de veículos da marca Willys e derivados, como os Jeep e Rural Ford, Jeep Kaiser e Gordini (fabricado sob licença da Renault). O evento já consolida-se como o maior da marca no Brasil, e um dos maiores do mundo, pois reúne a cada edição mais de 100 veículos da extinta marca americana e da Ford, que produziu veículos originários da Willys. 

Breve retrospecto da marca:  evoluindo ao longo do tempo, a Willys Overland foi adquirida pela Kaiser-Frazer em 1953 e sendo parte do grupo, teve o nome alterado para Willys Motors, e em 1963, para Kaiser Jeep. No Brasil, no entanto, com participação acionária da francesa Renault, foi denominada Willys Overland do Brasil S.A., sendo seu controle acionário adquirido e consolidado em 1969, pela Ford do Brasil, quando houve a fusão das marcas e a denominação breve de Ford-Willys, extinta em 1971.

Por isso, vários veículos utilitários e de passeio, como a luxuosa linha Aero/Itamaraty e o popular Dauphine/Gordini estiveram expostos, sendo prova da versatilidade e sucesso da linha originária do clássico Jeep da Segunda Guerra Mundial.

Com aproximadamente 150 inscrições, estiveram expostos 117 unidades. Fato que confirma o sucesso do evento nacional, pois não é fácil atualmente reunir tantos veículos de uma marca que se consolidou como produtora de veículos utilitários, para a paz e para a guerra, e cuja "idade" da maioria já ultrapassa os 50 anos de fabricação.

Foi um encontro de raridades, com o foco na originalidade, mas que também recebeu exemplares modificados (e com muita qualidade) , já que o Jeep ainda é um dos preferidos para a prática off-road no Brasil.

Estiveram presentes também pessoas muito especiais para a história da marca, num momento raro para se aprender e compartilhar conhecimento. Não vamos citar nomes para não corrermos o risco de esquecer alguém ou sem intenção, cometer injustiças, mas sem dúvida não poderíamos deixar de citar o Sr. Hugo Vidal, que esteve presente no evento.

Vidal participou de uma verdadeira aventura junto com outros 2 companheiros, todos escoteiros brasileiros, a bordo de um Willys CJ-3B. Eles partiram de São Paulo, em 1955, para o Canadá, a fim de participarem do maior evento mundial escoteiro que seria realizado lá, e depois, para o Alaska, percorrendo mais de 73.000 km ida e volta.

De organização primorosa, o espaço atendeu muito bem os expositores e visitantes, onde todos estiveram em área coberta. Houve também espaço para Camping, muito bem estruturado, e que foi ponto de encontro para confraternização. Área de alimentação, com chope de muita qualidade e claro, espaço para brick de peças e artigos antigos, mas também para acessórios e equipamentos, brinquedos e souvenirs. Show de bandas e artistas solo, ou seja, tudo o que um bom evento deve ter.

Pontos altos do evento, entre outros, foram a moenda de cana para guarapa, tocada pela PTO (Power take-off) de um reluzente CJ-5 1961, a palestra do Sr. Hugo Vidal e a premiação dos veículos destaque. Claro, pessoalmente, cada um dos participantes guardou no coração e na mente os seus momentos especiais. Quem não foi perdeu certamente um grande evento. Mas o próximo já tem lugar definido: será em Cascavel, Paraná, em data que no momento desta postagem, ainda não havia sido definida.

O blog jeepguerreiro teve a honra de poder participar como expositor e da equipe de avaliadores, tarefa nada fácil, dada a quantidade de unidades de qualidade.

Nestes eventos nacionais, no caso em um Estado da Federação localizado no extremo sul do país, sempre é uma façanha aqueles que chegam rodando desde sua terra natal, ainda mais de Jeep, que são veículos com características voltadas ao fora-de-estrada. Nesta Edição tivemos dois jipeiros raiz que percorreram mais de 2.400 km ida e volta, vindos de São Paulo (Ângelo Meliani e Marcelo Prado). Também tivemos pessoal que partiu de Cascavel e percorreu 830 km. Outros, de Santa Catarina, também rodaram mais de 500 km, e por aí vai.

A cidade gaúcha de Flores da Cunha teve um número expressivo de expositores, com aproximadamente 40 veículos identificados.

No total da exposição, predominou o modelo civil Jeep Universal CJ-5 brasileiro (incluindo 2 CJ-6), entre originais e preparados, mas o número de viaturas militares 1/4 ton Jeep impressionou e foi um espetáculo a parte. Onde reunir , por exemplo, 05 dos melhores Jeep M-38 do Brasil, ou 02 raros MB Slat Grill 1941? Ou então um raro Hotchkiss (similar ao MB, era fabricado sob licença na França, no pós-guerra). E perfilando-o, mais outros 08 jipinhos da época da Segunda Guerra Mundial, todos de um alto padrão de restauro e conservação, inclusive um de 1945, que nunca foi restaurado!

Jeep canhoneiro haviam dois, nacionais, mais jipes equipados com metralhadoras, com rádios de comunicação que funcionavam, enfim, a temática estava bem representada. Estavam presentes até mesmo o Sargento Tainha e o cabo Jonas! (dois bonecos temáticos expostos junto a dois Jeep)

Unidades do primeiro ao último modelo Aero-Willys feitos no Brasil (no caso uma versão do Itamaraty Ford) estiveram presentes. Três CJ-6, um 2 portas e outro reluzente 4 portas (Bernardão) se destacavam , mas um preparadão 4 portas também fez bonito.

Dois dos primeiros modelos Jeep civis importados ao Brasil, o CJ-2A 1946, estavam lado a lado.

Uma dezena do modelo Jeep militar brasileiro do início dos anos 80, que é popularmente conhecido como U-50 , estavam expostos. 

Duas Pick-ups Truck 1951 americanas, conhecidas como picape bicudinha, estavam lá para deleite dos curiosos que ainda não tinham visto ao vivo este raro modelo. Uma das primeiras versões da picape Willys brasileira, também estava lá, ano 1962. Assim como 03 Rurais nacionais "bicudinhas" do final dos anos 50, sendo uma versão especial de Brigada de Incêndio, e todas vieram rodando!

Dos primeiros CJ-5 produzidos aqui, tínhamos 02 unidades 1957, assim como umas das últimas unidades produzidas no Brasil, um Ford 1983. 

Enfim, um grande evento e momento para os amantes dos WILLYS e derivados.

Agora chega de papo e vamos ver algumas fotos, feitas por expositores.

















Sr. Hugo Vidal, autografando seu livro sobre a Operação Abacaxi






























































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