sábado, 20 de abril de 2013

O fim de um pioneiro

"Os outros pioneiros da indústria automobilística brasileira foram desaparecendo e ele foi ficando: foram-se o Romi-Isetta, o Aero-Willys, os DKW, e o jipe não. Desde o fim de março porém, ele deixou de ser produzido pela Ford. Fabricado no Brasil desde 1957-inicialmente pela Willys e e dez anos depois pela Ford- , o Jeep chegou a ser um campeão de vendas até 1960, quando foi superado pelo Fusca. Desse ano até 1962 sua produção ultrapassava 16 mil unidades, mas daí em diante veio declinando, até alcançar 2.580 unidades em 1980, 1.006 em 1981 e 1.450 no ano passado - números que acabaram determinando o seu fim. Apesar de ter sido produzido aqui durante tanto tempo, ele ainda conservava a concepção original, de 1940.
Uma renovação do produto, segundo informações da fábrica, exigiria grandes investimentos, e não foi descoberta nenhuma garantia de que um novo projeto fosse bem sucedido. Embora tenha suspenso a produção do veículo, a Ford não deixará descoberto o segmento de utilitários com tração nas quatro rodas, inclusive para continuar atendendo as forças armadas: ainda este ano ela vai lançar uma versão da Pampa (a picape Corcel) com tração 4x4."

Texto extraído da Revista Quatro Rodas de maio de 1983, página 24. Confirma a versão oficial do fim do Jeep em abril de 1983. Mas há relatos de que continuaram produzindo-o para exportação, principalmente para o Chile, como modelo 1984, principalmente modelos militarizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter