sábado, 11 de agosto de 2012

Aspectos mercadológicos da Rural Willys

Cenas felizes com uma Rural Willys, aqui mostrada no seu modelo 1963, 4x2.
Reparem no boné do primeiro anúncio e na flâmula do segundo, fazendo referência ao ecletismo da Rural (lazer e formatura).
Meu pai teve Corcel, mas uma Rural ele não podia comprar, nem usada. Lembro que este modelo povoava meus pensamentos infantis sobre automóveis lá em meados dos anos 80 (é, sou "jovem " ainda), onde me lembro de uma Rural que sempre via a caminho do sítio de minha avó, em estrada de chão batido. Ela permanecia estacionada no mesmo lugar, fazia chuva ou sol, com as portas traseiras abertas e uma considerável carga de frutas de época à mostra para venda. Pensava que ela estava meio abandonada e sem funcionar, mas um dia vi que a mesma não estava mais lá, naquela posição e sim de frente para a estrada e mais no interior do pátio de uma casa.
Na minha opinião um dos veículos nacionais mais completos para o Brasil e as suas condições naquela  época de estradas pavimentadas ainda insuficientes. Servia para qualquer terreno, ainda mais em versão 4x4, além de oferecer baixo custo de manutenção, robustez, potência e economia relativa (sob a ótica da época, não os padrões atuais), espaço de sobra e conforto. Para o trabalho e lazer. Claro, era privilégio de poucos possuí-la, precursora das SUV atuais ela não custava barato para a maioria dos brasileiros que, diferentemente de hoje, não possuíam automóvel. Porém, em termos de mercado ela tinha um excelente custo-benefício. Talvez nesse quesito, somente a Volkswagen Kombi era páreo para ela.
Vejamos: em 1963 a Rural Willys modelo 4x2 custava Cr$ 1.172.000,00. Uma Kombi Standard custava CR$ 1.040.000,00 e uma Especial Cr$ 1.128.000,00. Esse modelo Especial da Kombi era o de valor e características mais próximas da Rural 4X2. Já para o modelo Kombi Turismo, o valor subia para Cr$ 1.666.000,00. Essa eu considero muito alto, ao passo que uma Rural modelo 4x4, essa sim era versátil, custava Cr$ 1.264.000,00. 
As demais concorrentes nacionais eram a perua DKW Vemaguet (Cr$ 1.449.000,00) e a Chevrolet Amazona (Cr$ 2.062.000,00).
E vocês, o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter