segunda-feira, 24 de outubro de 2011

M606A2 e M606A3 parte 1

Talvez alguns leitores do blog já o conheçam ou ouviram falar, mas olhando somente para estas duas fotos, acima e abaixo deste parágrafo você saberia identificar com precisão que modelo e versão de Jeep é este? Claro, o próprio título do blog denuncia, mas certamente deparando-se com uma destas fotos isoladamente as afirmações seriam entre um CJ-5 militarizado, um M38A1, um M520 brasileiro, além de m606A alguma coisa...
Pois bem, trata-se de um M606A2. Assim como o M606 "cara de cavalo" , é derivado diretamente de um modelo civil, no caso, o CJ-5 americano. Foi produzido entre 1965 e 1972 nos Estados Unidos para uso de Forças Armadas aliadas e exportado para vários países, que posteriormente o produziram até 1983. O Brasil não chegou a importar (muito provável) ou produzir este modelo, já na Argentina ele foi utilizado.
A capota era parecida com a de modelos civis, utilizada em ambientes frios e de muita poeira, como os desertos. Pode-se afirmar tratar-se de uma interessante mistura de M38A1 e CJ-5.



As principais diferenças em relação ao M38A1 era a presença de estribos laterais, lanternas dianteiras civis, ausência de blindagem no sistema elétrico, que era 12 v no M606A2, ausência da tomada de energia lateral no paralama dianteiro direito, ausência de anilhas dianteiras, os faróis não eram embutidos, o painel possuía os instrumentos semelhantes ao CJ-5 , assim como os bancos, mais confortáveis portanto. O volante e pdeais também eram do modelo civil, notem o espelho retrovisor retangular, dos CJ-5 dos anos 60. Porém adotava as mesmas medidas dos pneus do M38A1, de maior diâmetro (7.00 x 16) , parabrisas , parachoques traseiros, gancho G, lanternas de black-out, disposição do pneu estepe. Uma particularidade deste modelo é que ele não possuía porta-luvas.


O modelo M606A3 era uma variante do A2, e possuía como principal diferença em relação a este, o sistema elétrico 24v, pois utilizava equipamentos de rádio-comunicação. Qualquer M606A2 podia ser convertido na variante A3 adquirindo-se o kit 948761, detalhado na 4ª foto de cima para baixo.


Os M606A2 e M606A3 não possuíam refletores laterais, mas em relação ao M38A1 foram adicionadas mais uma lanterna black-out na traseira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter