sexta-feira, 29 de julho de 2011

Anúncio Willys para 1965

Anúncio da Willys Overland do Brasil em dez de 1964 mostrando as principais novidades para o ano de 1965: novas cores e cabamentos, nova caixa de marchas com a 1ª marcha sincronizada; as rodas dos utilitários não são mais pintadas na cor da carroceria; a Rural ganha nova grade dianteira para o modelo Luxo 4x2, que acabou sendo utilizada como opcional para os outros modelos também, era pedida nas concessionárias, mas não vinha de fábrica; nova alavanca de acionamento de tração e reduzida , que passou a ser abaixo do painel, para os modelos Pick-up e Rural 4x4; nova alavanca de marchas na coluna para a Pick-up e Rural; estréia da suspensão independente na dianteira com molas helicoidais na Rural Luxo 4X2; o Jeep ganha como opcional o parabrisa ventilante (rebatível) que era exclusivo dos modelos militares e indicador opcional da tração 4x4 acionada.


6 comentários:

  1. Adoro este Blog, sou propietário de um CJ5 1977 um pouco atualizado para passeios e trilhas, mas ainda com as características originais, posto a seguir um link onde há fotos de Petrópolis (onde resido) antigas e em algumas aparecem os amodos veículos Willys Overland: https://picasaweb.google.com/agpbia/PetrPolisNoTempoDaVov#5175105948085569106

    ResponderExcluir
  2. Alisson, então era opcional o para-brisa ventilante no Jeep 65; bem lembrado, porque não vejo muitos modelos daquela época assim. Segundo consta na Revista 4x4 e Cia, edição de julho de 2011, na matéria evolução do CJ5 brasileiro (imperdível!), o Jeep recebeu um novo quadro de para-brisa com abertura para frente em 1972 (provavelmente então não mais como opcional).
    André

    ResponderExcluir
  3. Rodolfo, agradeço de coração e fico muito feliz em saber que o blog está agradando. Sua cidade é muito bonita, vi as fotos antigas e sei que muita coisa está preservada ainda. Aquele monumento em homenagem aos pracinhas ainda está lá?
    Abraço,
    Alisson

    ResponderExcluir
  4. O parabrisas ventilante fabricado no Brasil era de série apenas nos modelos militares. A partir de fins de 1964 passou a ser oferecido aos modelos civis do CJ5 brasileiro. A matéria da Revista 4x4&Cia foi editada pela primeira vez em abril de 2008, e reeditada agora. É uma referência mas contém alguns dados incorretos: o parabrisas ventilante não era novidade na era Ford, como já ficou provado pelo anúncio postado acima. E mesmo antes de 1972 a Ford já oferecia este opcional, basta ver por exemplo a foto de um Jeep 1970 bege numa matéria deste blog no ano de 2009. Na verdade, após 1972 o parabrisa ventilante passou a ser abolido, sendo que todos os anúncios pós 1973 não se vê este acessório, e muitos do Jeep originais que tenho visto após este ano não o possuem.Talvez porque seja mais suscetível a entrada de água pelas borrachas do que o fixo. Outro dado incorreto é a afirmação de que a partir de 1967 as lanternas da grade eram do tamanho igual a Rural, quando na verdade eram ainda do tamanho grande, passando a ser levemente menores nos modelos Ford a partir de 1969, sendo facilmente comprovado por fotos de época.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, o meu 74 tem o ventilante, achei que era original....
    Alisson, tenho uma curiosidade sobre esse indicador de acionamento do 4X4, é citado no manual do 68, mas nunca vi esse item. Você teria alguma foto?

    ResponderExcluir
  6. Pois é Leonardo, esse é um dispositivo difícil de encontrar, eu mesmo ainda não vi nenhum ao vivo instalado. Também não possuo outras fotos além daquelas dos manuais em que aparece esse acessório. Quanto ao parabrisas ventilante de seu 74, dificilmente tenha saído da fábrica com ele, mas isso não é 100% certeza, pois embora não apareça nos catálogos pode ser que ainda podia ser pedido mas sob encomenda. Já os jipes militares vinham com o ventilante de série até 1983.

    ResponderExcluir

 
Site Meter