quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CJ-6 duas portas



Foto rara de anúncio da extinta Varig, onde aparece em primeiro plano o Jeep CJ6 101 2 portas, no início da década de 60 do século passado. Este modelo era muito utilizado para serviços de entregas e transporte, pois era o que tinha maior espaço para cargas. A capota era um item opcional, assim como os estofamentos nas laterais, sobre os para-lamas traseiros.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas !

Bom, pela foto pode-se ver que há muito tempo o Papai Noel aposentou as renas e o trenó e adotou o Jeep para suas entregas...rsrsrsrsrsrrs!

Mais um ano que está terminando. Agradeço a Deus pela oportunidade de compartilhar a minha paixão pelo Jeep e seus derivados através deste blog. Foram 111 postagens em 01 ano nesse novo endereço. Muitas noites acordadas até altas horas para levar algo interessante para os leitores, editando os textos e fotos, pesquisando informações, fuçando no meu banco de dados, pensando no próximo post.... Mas tudo com muita satisfação.
Fiz amizades "virtuais", pessoas com quem parece que conhecemos há anos, mesmo sem ter nunca se falado ou visto pessoalmente, vários e-mails respondidos, um até do exterior. Agradeço a todos os que por aqui passaram, os que ainda vão passar e aos seguidores fiéis, que além da minha paixão pelo Jeep e derivados, são o principal combustível para continuar atualizando este blog. Confesso que tive momentos em que pensei parar, mas sinto que ainda não chegou o fim, tenho muito mais ainda a compartilhar, a mostrar e a aprender também. Porque "a cobra está fumando" e "continua fumando...!" (Expressão usada pela Força Expedicionária Brasileira na Itália, em contraponto aos que duvidavam da sua capacidade e diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que lutarmos e vencermos na Itália).
DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE E PAZ PARA TODOS, COM AS BENÇÃOS DO COMANDANTE SUPREMO LÁ DE CIMA.

Alisson Paese

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

1955 Willys CJ-5

Ilustrações do final de 1954 alardeiam o grande lançamento da Willys Overland, de Toledo, Ohio: o M38A1 civilizado, ou seja, o mais famoso modelo Jeep, o CJ5 Universal.
Notem que os primeiros modelos até 56 tinham o vidro do parabrisas dividido, ainda herança do modelo militar, além do quadro pintado na mesma cor da carroceria. Os modelos 1957, incluindo os montados no Brasil , já possuíam o parabrisas sem divisão e o quadro pintado de preto, embora algumas unidades também tenham saído de fábrica com o quadro na cor da carroceria.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jeep in Afrika USA





As imagens acima retratam cenas do Afrika USA, o primeiro parque com temática animal do mundo, que funcionou de 1953 a 10 de março de 1961, em Boca Raton, Florida, Estados Unidos.
Os jipes eram utilizados para levar os visitantes em meio aos animais, seja em sua carroceria ou em vagões-reboque. Nas fotos podemos ver os modelos CJ3A e CJ-5.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Kaiser M606 1964

Esta bela viatura é um Kaiser M606, ano 1964. Modelo militarizado pela própria Kaiser Jeep de Toledo, Ohio, para exportação e para as forças armadas aliadas dos EUA. Muito utilizado na Guerra do Vietnã pelas forças sul-vietnamitas, também vieram para o Brasil. Foi produzido entre 1964 a 1968.
Este modelo está bastante original. À primeira vista, as características que podem ser notadas e que diferem um CJ-3B de um legítimo Kaiser são a ausência de quaisquer inscrições Willys na parte externa, o painel com somente um relógio que englobava velocímetro, hodômetro e marcadores de combustível e temperatura, estepe e galão no lado direito, entre outras. Já postei anteriormente neste blog maiores detalhes sobre este modelo de viatura militar.
A propósito: a viatura das fotos está a venda.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mais jóias em Guaporé

Último ano de fabricação da Rural no Brasil, esta Ford 4x4 ano 1977 se fez presente.
A ala dos Willys/Ford estava muito bem representada....
Este belo CJ-5 já esteve presente aqui no blog, em junho de 2010, para quem quiser apreciar mais fotos dele. Na ocasião , ele estava com o capô aberto e não pude identificar o ano exato, mas agora sim: ele é um modelo 1962.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CJ-5 1960 jóia lapidada

Não poderia ser diferente, num local destinado quase que exclusivamente ao comércio de jóias e semijóias, o Centro de Compras Guaporé , que leva o nome da cidade gaúcha onde se localiza, sediou um belo encontro de veículos antigos, onde estavam presentes verdadeiras "jóias" sobre rodas. Uma delas era esse CJ-5 1960, propriedade do restaurador de veículos Adilson, que me atendeu prontamente e permitiu que mostrássemos sua viatura aqui neste blog. Segundo seu irmão, esse jipe até bem pouco tempo atrás era usado para trilhas, mas agora certamente terá outra finalidade.... Nota-se que na restauração o proprietário procurou manter a originalidade.
Nesse ano-modelo, o CJ-5 já possuía 95% de nacionalização e a carroceria já era, desde 1959 totalmente nacional, diferenciando-se em vários detalhes da americana, como o alçapão de ventilação, a perda dos vincos laterais nos paralamas traseiros e no bocal do tanque, na parede corta-fogo, entre outras.
Nesse mesmo ano, a Rural Willys ia ainda mais longe, com 97% de nacionalização. A indústria automobilística brasileira começava a engrenar.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O esforço de guerra: linha de montagem Willys MB

Interessantes fotos históricas que ilustram a linha de montagem dos primeiros modelos Willys MB, no início de 1942.

Notem quantos operários para montar um único Jeep: o esforço de guerra começava a exigir que as fábricas trabalhassem a todo vapor....

 
Site Meter