quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esquema ignição eletrônica

Um esquema bem simplificado para instalação de ignição eletrônica em Jeep e Rural/F-75, elaborado pelo amigo Alexandre do CVMARJ, proprietário de um belo CJ-5 militar. Pra quem gosta de "fuçar" nas viaturas e quer dar um upgrade no sistema de ignição é uma "mão-na-roda". Esse sistema elimina aquelas regulagens constantes e dores de cabeça do sistema original de platinado e condensador. Eu mesmo já fui tentado a instalar esse sistema em meu Jeep, quem coloca diz que não sente saudade do antigo, mas eu preferi manter a originalidade. Mesmo depois de ter 2 platinados, um rotor e 2 condensadores trocados em menos de 2 meses! Mas achei o problema e a solução: estava com a bobina errada, muito forte para o sistema antigo, assim o platinado não durava nada. E como não se fazem mais platinados como antigamente... Procuro usar os de marca conhecida e com o contato de baquelite, muito mais durável. No momento, pasmem, estou usando um original de época (mas o contato não é de baquelite) que meu amigo Rossatto encontrou ainda zero, na caixinha.

12 comentários:

  1. Amigo, tenho um ford CJ5 1978, me espantei com suas afirmações, já rodei 30000 km e devo ter trocado apenas 3 vezes o platinado, acho que os condensadores de hoje que são ruins, sempre usei platinados bosch e guardei uma relíquia motorcraft para o futuro. E olhe que tenho tudo para instalar a ignição transistorizada original do jeep 1983 mas a originalidade me atenta, rs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente,mesmo alguns platinados e condensadores sendo de menor qualidade que outros,costumam durar vários kilômetros. Por isso mesmo achei que algo estava errado, já que é de se espantar trocá-los em tão curto espaço de tempo. É o preço que se paga pela originalidade.
    Vida longa ao Jeep!

    ResponderExcluir
  3. amigo tenho uma rural 1962.Quero colocar ignição eletronica obrigatoriamente tenho que trocar o distribuidor? ou posso adaptar o original?

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nos kits de ignição eletrônica para adaptação já vem as instruções. Dependendo do motor e marca se elimina até o distribuidor, mas nesse caso mostrado acima não, se aproveita o copo, tampa , o eixo e outros componentes.

    ResponderExcluir
  5. ola
    como posso faze a adaptaçao usando uma distribuiçao do opala 6c pois o eixo é menor que o da f 75 ?

    ResponderExcluir
  6. Blza!
    Muito interessante esse sistema. Comprei um Fusca com esse dispositivo e queria entender mais sobre ele... saber as vantagens e desvantagens para meu volks...pode dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,estou trocando a ignição c/platinado pela eletrónia do jeep 61,mas o distribuidor não encaixa no lugar do outro.O motor é hurricane 6cc,na loja ovendedor me deu este.Alguem pode me ajudar?OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menezes vc refere-se ao eixo do distribuidor? Geralmente os kits de ignição eletrônica vendido para Jeep partem do distribuidor do Opala porém não fazem as adaptações necessárias.

      Excluir
  8. O eixo tem de ser bem adaptado além de manter os avanços centrífugo e a vácuo, e principalmente o fato de que nesses motores o distribuidor gira em sentido anti-horário.

    ResponderExcluir
  9. Tente da marca EURO pois desta sempre vi que deu certo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

 
Site Meter