quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Enfeites" para o Jeep

Acima, foto de antiga concessionária Willys, Transparaná, por volta de 1961/62. Esta foto já publiquei em meu blog mas ela retorna agora para ajudar a desvendar a origem do parachoque do CJ-5 abaixo.
Existiu um parachoque dianteiro produzido para a Rural e F-75 utilizado para acoplar implementos de formato muito semelhante ao do CJ-5 que aparece no canto esquerdo, só que nele existia um vão livre em quase toda a sua largura quase que dividindo-o em duas partes, além de dois tubos nas partes centrais, um em cada lado. Porém analisando melhor se parece muito com o parachoque do Jeep CJ-5 que aparece nas fotos abaixo, pois aqueles pontos escuros podem ser uma mera sombra no cromado. Já as calotas são diferentes das originais que vinham no CJ-6 apenas, mas assim como hoje, haviam naquela época acessórios oferecidos e itens de outros modelos da linha também eram usados.


A calota acima é muito semelhante às do Aero-Willys 2600 1963 a 1971(foto abaixo) , eram usadas como acessório nas Rural e F-75 e por isso também podiam ser usadas no Jeep. Já vi uma foto de Rural de 1966 usando a calota acima, porém não era possível distinguir se havia o "W" na parte central. Mas os gomos eram pintados de vermelho, diferentemente dos Aero-Willys onde os gomos eram pretos. De qualquer modo, a foto da calota acima me parece ser de uma peça de segunda linha, pois o emblema "W" possui uma falha em todas elas.

As fotos do jeep CJ-5 1962 (se não me engano) abaixo e da calota que ele está usando foram enviadas pelo amigo Túllio, outro apaixonado por Jeep e dono de um belo CJ-5 1973 azul. Assim como eu, ele resolveu compartilhar fotos e informações sobre estes veículos num blog muito interessante, que foca também veículos antigos de todas as marcas e modelos: jeep&relíquias.blogspot.com, vale a pena conferir. Ele enviou-me estas fotos há um tempo atrás e também estava curioso com os estranhos acessórios deste Jeep.
Reparem também no parachoque traseiro, totalmente diverso do original, pode ter sido feito sob encomenda, ostenta também um par de parabarros.
O parachoque dianteiro, que originalmente era cromado foi pintado de prata, se parece muito com o do Jeep da primeira foto, lembram? Porém não ostentavam essas "goleiras". Os únicos Jeep que saíam de fábrica com parachoque cromado (e bem diferentes deste) foram versões limitadas: o Jeep Praia em 1966 e o Jeep Série Especial de 1972, ambos 4x2.
Bom, quem souber de mais algum modelo de parachoques "diferentes" para Jeep ou de alguma informação a respeito deste modelo da foto é só falar, ou melhor, comentar. Fato é que eram de gosto duvidoso, alguns acham que fica legal, outros nem tanto.

7 comentários:

  1. AMIGO,
    Tenho uma duvida sobre meu jipinho.Tenho um CJ5 o qual estou militarizando com acessórios da época mas agora surgiu uma duvida .Em 1966 ja no ano de 1966 ja se usava um acessório chamado corta fio!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. TENHO UM PARACHOQUE DESSE CROMADO, GOSTARIA DE SABER O VALOR DELE EM BOM ESTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você ainda tem o parachoque? Qual o valor?

      Excluir
  3. boa tarde!
    qual o valor desse jogo de calotas do itamaraty?
    esse cromado e preto

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar meu zap 84.988089374

    ResponderExcluir

 
Site Meter