sábado, 17 de abril de 2010

O desempenho do Jeep Ford 4 cilindros em números

Jeep Ford OHC 4 cilindros a gasolina 4 marchas (1975-83)

Modificando as características do motor 4 cilindros do Maverick para adaptá-lo melhor ao Jeep, a Ford sacrificou propositalmente o desempenho do veículo. Sua velocidade máxima, medida em teste da Revista Quatro Rodas de junho de 1977, alcançou 118,6 km/h com melhor passagem em 119,2 km/h.
A aceleração de 0 a 100 km/h se deu em 23,25 segundos. A retomada de velocidade, ou seja, o motor girar "redondo" mesmo em baixa rotação, no Jeep 4 cilindros possibilitou alcançar 80 km/h a partir de velocidade constante de 40 km/h e em 4ª marcha, em 14,15 segundos, o que pode considerar-se um resultado bastante positivo.
De 40 a 100 km/h o Jeep 4 cilindros atingiu a marca de 24,05 segundos. Lembrando que o Jeep 4 cilindros possuía câmbio de 4 marchas e relação de diferencial 4,89:1 e pesava 1.146, um pouco mais leve que o antigo Willys de 6 cilindros.
Consumo:
Pelo sistema da QR o Jeep 4 cilindros atingiu a marca de 6,96 km/l de média. Na estrada, obedecendo os 80 km/h- e o Jeep por questões de segurança não deve passar muito disto- gastou entre 6,83 e 7,42 km/l de gasolina com motorista e um passageiro. Em velocidade constante de 40 km/h, onde o Jeep costuma girar "redondo", sem falhas, atingiu a marca de 8,87 km/l. Já a velocidade constante de 60 km/h a marca foi reduzida para 8,06 km/l. Praticamente sem alteração. Com a tração 4x4 acionada, a 40 km/h o consumo foi de 8,42 km/l, e somando-se o uso da reduzida o consumo aumentou drasticamente para 4,63 km/l. lembrando que não se deve ultrapassar 40 km/h com tração e reduzida acionadas.
Aceleração:
Para acelerar de 0 a 80 km/h o Jeep 4 cilindros precisou de 13,35 segundos. Pra se ter uma idéia, o Ford Corcel 4 portas levava 13,40 segundos.
A velocidade máxima em marchas: (km/h reais, já descontados erros de velocímetro)
1ª - 43 km/h
2ª - 60 km/h
3ª - 86 km/h
4ª - 119 km/h
Frenagem:
A 40 km/h o Jeep percorreu 8,40 m para parar totalmente. A 60 km/h percorreu 29,95 m e a 80 km/h percorreu 65,90 m. Já a 100 km/h precisou de 87,15 m para parar totalmente. Por isso, frear um Jeep requer cuidados redobrados.

Um comentário:

 
Site Meter