quarta-feira, 22 de outubro de 2025

JACKS FOR JEEP - Um pouco sobre macacos de Jeep

Bem amigos e amigas do blog jeepguerreiro, chegou a hora de falarmos um pouco sobre a macacada dos modelos clássicos do Jeep. Porque um macaco (a ferramenta) é um equipamento muito útil e imprescindível em qualquer veículo, ainda mais para aqueles com vocação e DNA off-road como os Jeep e derivados. Mas ele não costuma aparecer nas fotos, está lá sempre escondidinho na caixa de ferramentas ou na caçamba do veículo, então vamos dar um pouco de protagonismo ao "bichinho".

Desde o Willys Quad, mesmo que um protótipo de 1940, do veículo que ficou conhecido como Jeep, o macaco estava lá, preso na lateral interna direita da carroceria.

        

Uma rápida olhada na Lista Numérica de Peças Willys (LOPN) revela que o macaco e a manivela usados ​​no QUAD, vistos na foto acima, eram os números de peça Willys A-380 screw (tipo parafuso) e A-381 (alça do macaco).  Tinham ainda o código 313C (macaco). Estes se tornaram obsoletos em 19/02/1941, quando foram substituídos pelo macaco A-653 (tipo parafuso Spun Steel nº 200W-G) e pela manivela A-654 (alça do macaco de 3 seções Spun Steel nº 200W-Q), usados ​​no jipe ​​MA. O macaco MA foi substituído no MB pelo A-1240, um macaco tipo parafuso nº 200W-G Spun Steel., fornecido sem manivela (mas que usava a chave de soquete A-348 [porca de roda] como manivela do macaco), também era usado no Ford GPW, até o final de 1943. 

Todos produzidos pela Walker Manufacturing Co.

Part Number (número de peça) WA 1240 - Ford GPW 17080:




Acima, fotos de Jon Rogers, jeepdraw.com, do clássico Jeep jack da época da Segunda Guerra Mundial.
Abaixo, pode ser visto uma reprodução comparada com o original (lado direito):





Esse modelo também equipou, até 1975, modelos da série CJ do Jeep. Veja abaixo, a caixa de ferramentas de um CJ-5 do início dos anos 60:

Então agora começamos a embaralhar os macacos, porque ainda na guerra mundial o macaco A-12268 com cabo e a alavanca A-12269 (três peças) foi introduzido, a partir de 1944. Também era como os anteriores, conhecidos como do tipo mecânico de parafuso (screw jack). Olha o bicho aí embaixo:

Também produzido pela Walker Mfg. Co., na época ainda AJAX nº 2181, que era uma subsidiária da Walker, ou Walker 2181-AB (1946), Federal Stock Number 929500, capacidade de até 2 toneladas.
Este modelo também foi usado na picapes Willys (Willys Truck) 

E aqui, um desenho de projeto do A-12268-B, que na verdade trata-se de um redesenho de 26/06/1946, já que também aparece nele o código 643926, pois esse macaco passou a equipar também as Willys Truck, tanto que consta que para esses modelos a cor deveria ser preta.

Nota-se uma marcação de uma letra W na base, lado superior, canto esquerdo, e 1 1/2, mas que segundo minhas pesquisas parece que passaram a ser obrigatórias somente a partir de 23/01/1951, por questões de garantia do produto.
Esse macaco então, A-12268, número de peça 929500 junto com a peça A-12269 (alça de 3 peças) número 929501, que vemos em mais imagens abaixo, tinha medidas aproximadas de 7 1/4 pol. quando retraído e 16 pol. quando totalmente aberto (levantado). Ou seja, aproximadamente entre15 a 38 cm.

Veja abaixo que verdadeiro Walker (lado direito) tem a base vista por baixo, plana, enquanto o da esquerda tem a base com protuberâncias, além de ter a base que apoia no veículo de formato diferente (retangular):


Esses conjuntos A-12268 (macaco) e A-12269 (alça/alavanca de 3 partes) também foram usados nos modelos militares Série M da Willys/Kaiser, como o M38 (MC), M38A1 (MD), M606, M606A2 e A3 
Como vimos, também foi usados nas picapes Willys.

Acima, M38. Abaixo, M38A1. Código NSN Federal Stock n° 5120-708-3365

Acima, M151 MUTT, que usava o anterior A-1240 (ou similar).
Abaixo, o "JACK" tipo tesoura, do modelo M151A2 MUTT pós-1975.

E por falar em macaco tipo tesoura, nos modelos militares brasileiros e também nos civis, pelo menos a a partir do final da década de 1960, o macaco era o das imagens abaixo:



Dos modelos civis CJ-5/6 eram idênticos:

































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