terça-feira, 22 de setembro de 2020

80 ANOS DO JEEP

Não poderíamos deixar passar em branco essa histórica data, quando em 23 de setembro de 1940 o veículo que hoje conhecemos como o Jeep, chegava apenas meia hora antes do prazo estipulado pelos militares para a sua apresentação e teste que surpreendeu a todos.

De Butler, na Pennsylvania a Baltimore, Maryland, 368 km na fé e na confiança, os engenheiros da Bantam chegavam a Camp Holabird para fazer história com aquele veículo.

E falando nisso, se você quer saber um pouco mais em detalhes sobre essa história inicial do Jeep, leia em nosso blog a postagem de 20/09/2019 aqui no blog : http://jeepguerreiro.blogspot.com/2019/09/

O post de hoje é sobre uma famosa frase atribuída a nada mais nada menos que ENZO FERRARI. Sim, aquele italiano que fundou uma das mais tradicionais e desejadas marcas de veículos esportivos de alta performance.

Mas não falaremos de Ferraris, óbvio, mas de uma afirmação do "capo" Enzo sobre o Jeep, que assim como o veículo militar, entrou para a história. Porém, diferentemente do Bantam, não há comprovação de que realmente ele tenha dito aquilo.

A frase? Ah sim, talvez você até já a tenha lido em algum lugar: "O único verdadeiro carro esporte da América".

What? Será que o italiano havia bebido muito vinho naquela ocasião ou será que tem um fundo de lógica aí? Bem, eu tenho minha opinião e quero que vocês deixem também as suas nos comentários, ok?

Mas a questão que quero abordar realmente é da possibilidade desta afirmação ser verdadeira ou não. Ela é constantemente vista em muita literatura, em fóruns, revistas e foi propagada por muitos anos como verdadeira.

Tão repetida, até mesmo pela Jeep, que poderíamos acreditar sem pestanejar. O pessoal de Relações Públicas da marca obviamente tem motivos para usar a frase como uma espécie de atestado honroso, direcionando claramente para o aspecto esportivo utilitário dos Jeep, antigos e atuais. Há quem diga também que na verdade não seria um elogio ao Jeep, de maneira direta, mas uma piada pejorativa em relação aos carros esporte americanos, uma crítica mais dirigida ao então recém-lançado Chevrolet Corvette de 6 cilindros e carroceria de fibra-de-vidro. Ou seja, um veículo lento, de baixa produção, para off-road, fabricado em Toledo ao invés de Detroit seria o verdadeiro roadster americano. Tal piada também poderia fazer sentido já que na época realmente carros compactos e esportivos não eram a especialidade da indústria automobilística americana, já famosa pelas "barcas" potentes mas incapazes de fazerem uma curva em alta velocidade decentemente.

O fato é que não há nenhuma comprovação de que o magnata italiano tenha afirmado tal coisa. Isso não quer dizer que ele realmente não tenha dito, mas apenas não há comprovação. Ou como dizem, "ausência de evidência não é evidência de ausência".

Recentemente uma revista norte-americana especializada em veículos antigos fez uma pequena pesquisa sobre o assunto. Obras literárias como "The Last American CEO", de Jason Vines e Joseph Cappy, ou Art Carey na obra " The United States of Incompetence", sugerindo a fonte como uma publicação impressa mas que nunca apareceu.

No livro War Baby, de Bill Spear, um experiente pesquisador e sobre Jeep, o autor não reproduziu a frase, mas mostra a busca por o que imaginava-se ser uma fonte segura. Primeiro ele chegou a oferecer uma recompensa para qualquer um que pudesse apontar a fonte daquela famosa citação. Não obteve sucesso. Depois buscou anda em um conhecido colecionador italiano já falecido chamado Edo Ansaloni, que possuía um museu de veículos militares em Bolonha e que conhecia os magnatas da época (era até vizinho dos Maserati). Ansaloni teve 2 Bantam Reconnaissance Car restaurados, mas não sabia nada sobre a citação de Ferrari. Ou seja, nem mesmo um pesquisador especializado podia afirmar a fonte do dito "ferrariano".

A revista Hemmings afirmou que procurou alguns autores  sobre o Jeep que haviam usado a suposta fala em seus livros e teve como resposta que repetiram a citação de outros livros!

Bem, mas então vamos procurar diretamente na Ferrari, não é mesmo? Pois nem lá eles tinham familiaridade com a suposta citação. Bem, então clubes do Corvette ( já que a piada era para eles eu acho) ou de Ferrari poderiam saber.  Não sabiam. Ah, mas teve um cara que escreveu a biografia de Enzo , chamado Luca Dal Monte, ex-funcionário da Ferrari. Veja o que ele disse: "Com toda a franqueza, em minha pesquisa para minha biografia de Enzo, nunca encontrei a citação sobre Jeep [...]. Para ser mais preciso eu vi, mas nunca em um livro ou entrevista de Enzo. O que é claro, não prova inequivocamente que ele nunca disse isso".

Mas Luca disse também que Enzo adorava a América e que inclusive viu os Jeep em 1945 passando e libertando o seu país. Luca também disse que nunca ouvira a palavra jeep em italiano e que Enzo pouco falava inglês, e que se ele de fato disse aquilo sobre o veículo certamente seria em italiano.

Mas como trata-se de uma citação famosa e muito utilizada (pelo menos entre os fãs de Jeep como nós) vale uma continuidade na busca. A revista Hemmings chegou a pesquisar sobre Luigi Chinetti, que era um importante importador da marca.

Foi dele talvez um indício mais próximo da veracidade, já que Chinetti havia dito a Carrol Shelby (aquele dos Ford Cobra) em uma entrevista na Revista Sports Illustrated em 1964 , antes de uma corrida em Daytona, zombando de Shelby, que "afinal o melhor carro esporte americano é o Jeep, não?". Pelo menos isso foi o que contou o próprio Shelby em uma entrevista em 2006! Os próprios americanos afirmaram que Chinetti poderia ser confundido com Enzo, já que representava a marca e pouco conheciam sobre a Ferrari, ou poderia ser um porta-voz de Enzo, e especificamente naquele dia ele estava arrogante (no bom sentido)já que suas Ferraris terminaram a corrida em primeiro e terceiro lugares. A dita entreviste de 1964 nunca foi encontrada nos arquivos da revista Sports Illustrated. E pelo que consta, Shelby e Chinetti tinham uma relação bem amigável e no máximo seria uma "zoação". Então poderia ser Chinetti e não Enzo o autor da frase?

Não podemos afirmar.

Enfim, mais uma controvérsia Jeepeira, como aquela da real origem do nome Jeep.

E você, acredita que a citação realmente existiu? E se existiu, foi um elogio ou crítica ao Jeep, ou uma ironia aos carros esporte americanos, ou tudo isso junto?

Bem, de minha parte, eu prefiro ficar com a citação profética e mais fidedigna, do Major Lawes, em 1940, o militar que testou pela primeira vez o Jeep em Holabird antes de passar aos pilotos de provas do Exército. Na ocasião, após "castigar" o novato Bantam disse ao Engenheiro Probst: "Há vinte anos dirijo e avalio cada viatura de serviço adquirida pelo Exército. Por isso sou capaz de julgar em quinze minutos qualquer tipo de veículo. E este aqui tem tudo para ser absolutamente excepcional. Ele vai fazer história."

Abaixo: Luigi Chinetti (à esquerda) e Enzo Ferrari.

Fonte da foto: Ferrari

Contém partes baseadas na matéria de Daniel Strohl, da Revista Hemmings.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter