quarta-feira, 20 de março de 2019

Emblema oval FORD utilitários Rural/F-75/Jeep

       "Detalhando os detalhes" talvez seria um título mais retórico ou eloquente. Mas preferi para este post ir bem ao ponto no detalhe e ser mais direto.

        Mas se trata realmente de aprofundarmos um item estético nos veículos utilitários da era Ford da década de 1970 e início de1980. 

        Para quem gosta ou preza por uma restauração nos mínimos detalhes ou simplesmente conhecer um pouco mais, mostramos aqui algo difícil de encontrar: o correto uso da marca oval da Ford nas laterais dos paralamas dianteiros do Jeep Universal (CJ-5), Rural e pick-up F-75.

       Estudo baseado em fotos de época e propagandas antigas nos meus acervos foram fundamentais.  Alerto porém que devemos ter um certo cuidado pois às vezes fotos de época mostram itens que os donos colocaram pós-compra, ou no caso de propagandas,  detalhes incorretos ou que depois nunca vieram nos veículos em série.

       Em anúncios do início dos anos 60, quando as tecnologias gráficas eram cheias de  limitações. Era comum encontrarmos fotos a cores que por exemplo poderiam ilustrar um motor BF-161 totalmente pintado de vermelho, o que sabemos não ser o correto. Assim, procurei por imagens mais fieis possíveis à realidade.

      Em 1970, a Ford do Brasil ainda ostentava em alguns anúncios a denominação Ford-Willys. Porém, a partir de 1971 isso não era mais visto. E foi aí que ela passou a utilizar o tradicional oval símbolo da marca, em resina, nas laterais dos veículos utilitários Jeep, Rural, F-50 e F-75. No veículo de passeio Corcel também foi utilizado naquele ano, mas isso é outra história.

Para facilitar vamos dividir o detalhamento do uso por modelo, começando pelo Jeep Universal (CJ-5 e CJ6 brasileiros).

JEEP e F-50 (versão simples do CJ6 2 portas e tração 4x2 apenas)

Em 1970 a Ford não adotava o oval nas laterais do Jeep.

 
Porém, a partir de 1971 era fixado nas laterais dos paralamas dianteiros o símbolo oval da marca, logo abaixo do relevo "Jeep".

        Provavelmente, baseado em dados de anúncios, a adoção iniciou entre maio e junho de 1971.
       Nesses modelos, o oval Ford permaneceu até o fim de produção em abril de 1983,  mas a partir de 1977 ostentava tal detalhe apenas no lado do motorista.
Outro ponto importante é a pintura do relevo "Jeep" que era feita na cor preta até 1979 e após não apresentava mais esse capricho.







FORD RURAL

     Na Rural e suas versões também adotou-se provavelmente a partir de maio de 1971 o oval da marca em ambos os paralamas, porém em uma posição mais baixa do que nos Jeep.
      Notem no anúncio abaixo que em março de 1971 ainda não ostentava o detalhe.
Porém, em anúncio após junho já aparece o detalhe da marca.
       Curioso é que no anúncio acima o oval Ford só aparece no lado direito. Lembram do cuidado que mencionei que devemos ter com propagandas antigas de automóveis?
       Porém aqui é possível ver a adoção também no lado esquerdo.

     É minha gente, mas parece que diferentemente do Jeep e suas versões, a Rural somente adotou esse detalhe até junho (ou antes) de 1972.
      Neste reclame de época já aparece sem.
      Para estarmos ainda mais seguros, uma foto de época de uma exposição em 1975, mostra uma Rural com a combinação de cores Branco Nevasca e Vermelho Derby também sem o detalhe do oval Ford.

PICK-UP F-75

     Na pick-up, simultaneamente e similarmente à Rural, adotou-se o detalhe estético nos paralamas dianteiros, a partir de 1971.


Porém, analogamente à Rural, também deixou de usar o símbolo após 1972.
Fonte: acervo do autor e revista QR nº 203 Jun 1977.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter