sexta-feira, 25 de março de 2016

M422 Mighty Mite - O Porsche dos jipes



Os Exército dos Estados Unidos, nas suas especificações para um veículo leve de reconhecimento que mais tarde daria origem ao Jeep, fixou um peso máximo inicial de 572 kg, aumentado mais tarde para 972 kg para atender convenientemente a Ford, pois mesmo assim o protótipo da Bantam pesava, no final, 922 kg. Enfim, o Jeep surgiu e seu relativo baixo peso e tamanho pequeno o credenciaram para ser transportado via aérea. Várias modificações nos modelos MB/GPW foram introduzidas para este fim,inclusive já foram alvo de post neste blog (jeep paraquedista). Estas modificações,algumas bastante satisfatórias, não lograram êxito, em parte porque o avião-transporte estava nesse tempo submetido a modificações para tornar-se cada vez mais adequado e a prioridade deixou de ser um Jeep leve.
Porém, a partir de 1948, com a produção destes veículos já encerrada há dois anos e a necessidade de um novo veículo atualizado, a questão veio à tona novamente. Porém, com verbas reduzidas, decidiu-se revisar o modelo Willys MB. O resultado foi o M38, não muito diferente do MB,mas apresentava maior capacidade de vadear águas profundas, porém a capacidade de carga e pessoal ainda era insatisfatória. Desenvolveu-se então o M38A1. Mais potente, mais robusto, e ainda mais pesado. Seu peso de 1.199 kg era o dobro da meta original de 1940. Na verdade, nunca haveria um Jipe de calibre operacional que pesasse tão pouco. As tentativas foram numerosas, mas as exigências sempre foram rígidas demais, ao menos para a tecnologia da época. Ou seja, exigia-se menor peso mas capacidade equivalente a 1/4 ton (250 kg).
Uma das tentativas foi o Aero Jeep, uma espécie de M38A1 encurtado e que sofreu dieta. Porém a tentativa mais bem-sucedida foi o M422 "Mighty Mite".
 
O M422 Poderoso Mite , introduzido em 1959, foi o resultado de um teste de modelo piloto feita no final da Segunda Guerra Mundial. O veículo foi concebido em resposta à necessidade de um caminhão leve o suficiente para ser levado por helicóptero (que começava a surgir como importante arma de guerra)para posições avançadas e pudesse ser faclmente deslocado por força humana se necessário. O projeto inicial do M422 foi feita por Ben F. Gregory, um engenheiro automotivo e o primeiro modelo foi bem o suficiente em testes em 1946 para levar à formação de uma empresa para desenvolver o veículo , a Mid -American Research Corporation Incorporated ( MARCO ) em Wheatland, Pensilvânia.
O protótipo , em 1950 teve de reduzir o peso. Pesava apenas 675 kg incluindo combustível, podia puxar uma carga de dois homens , mais uma carga de 500 libras ou 225 kg . Demonstrações de sucesso para o Marine Corps dos EUA levou à adjudicação de um contrato para dez veículos . O Corpo de Fuzileiros Navais necessitava um veículo tático leve para sua estratégia projetada ' Vertical Envelopment ' - envolvimento vertical, requer forças de combate para ser movido a alta velocidade em posições avançadas . O Mighty Mite parecia ser o veículo certo. Ele tinha uma série de características únicas : ponto central de direção, suspensão independente, freios internos montados na caixa do diferencial , e construção leve de alumínio.
Embora alguns fervorosos fãs dos Jeep não o consideram um "membro da família" , o M422 tem parte do DNA dos primeiros Bantam. O gerente do projeto era Harold Crist e ainda havia mais outros três que haviam trabalhado com ele no Bantam original.

A exigência de projeto básico foi desenvolver um leve veículo robusto, compacto. Outros veículos militares 1/4 ton, quer no design ou no sistema de abastecimento não foram consideradas aceitáveis ​​para essas operações.
Essas metas foram realizadas sem comprometer a capacidade de executar outras funções exigidas de um 1/4 ton, 4x4, veículo tático. A tara do veículo, incluindo combustível, foi 1750 libras, e tinha um comprimento total de 107 polegadas, uma largura total de 60 polegadas e uma altura redutível de 45 polegadas. O cubo do transporte foi de 171 pés cúbicos. O M422 havia desempenhado satisfatoriamente a todos os testes militares necessários no que diz respeito à mobilidade, capacidade de carga e durabilidade.
Era para ser , basicamente, um veículo pessoal de carga e incluía rebocar o modelo 1/4 ton reboque de carga M416B1 . Pode transportar quatro pessoas ou dois, mais 500 libras, e em operações de cross country foi capaz de puxar um reboque carregado com 1000 libras .Podia ser adaptado para a montagem do rifle sem recuo 106 mm. Duas ninhadas também pode ser instalado e que por vezes foi usado para a instalação de rádio de comando. Todos os componentes foram completamente impermeabilizados e , com pouca preparação prévia , poderia ficar completamente submerso.
O Mighty Mite foi alimentado por um motor em alumínio de 4 cilindros em V, refrigerado a ar, com potência de 55 cavalos a 3600 rpm.O trem de força foi extensivamente testado e aprovado. Testes e avaliação do Poderoso Mite procederam em Quantico , Virginia.


O Corpo de Fuzileiros Navais pretendia que o veículo entrasse em produção sem demora, mas um item em regulamentos militares impediu. Os veículos de teste tinham motores de 4 cilindros Porsche e regulamentos militares , permitindo a utilização de motores importados para veículos de teste , por razões óbvias não se estendeu essa permissão para modelos de produção. O fato lamentável e um pouco constrangedor foi que não havia nenhum produto americano satisfatória disponível para substituir o propulsor importado. A MARCO saiu então à procura de um motor para o Poderoso Mite .E tiveram sorte.
Na American Motors Corporation um motor existia em fase de protótipo, um motor a ar V-4 de alumínio capaz de produzir cerca de 50 HP. A MARCO e American Motors acharam conveniente chegar a um acordo que envolveu a transferência de fabricação para a American Motors, que prosseguiu com o desenvolvimento do veículo.
Uma das primeiras alterações foi o alargamento do motor a partir de 95 a 104 polegadas cúbicas (cerca de 1700cc) para potência extra, o que deu 54 HP a 3600 rpm. O Corpo de Fuzileiros Navais propôs modificações, incluindo mudanças na construção de armação tubular para a construção do tipo de quadro convencional. Esta mudança iria diminuir o peso do quadro e reduzir os efeitos corrosivos dos gases de escape e também "o veículo foi aumentado para um comprimento total de 107 polegadas em uma base de roda de 65 polegadas. Este aumento no comprimento, além de outras alterações, aumentou a tara a 1700 libras, que ainda foi considerado dentro dos limites das exigências do Corpo de Fuzileiros Navais.
O desenvolvimento continuou a partir de novembro 1954 a novembro de 1957. As negociações com os militares levaram, em 30 de Abril 1958, a um contrato de produção de cinquenta veículos. O primeiro requisito, no entanto, foi de sete veículos de protótipo para testes pelo Exército dos EUA e do US Marine Corps. Condicional, mediante desempenho satisfatório nos testes, mais 243 seriam comprados.

 

Os testes com os primeiros sete foram concluídos em Dezembro de 1959. As deficiências foram corrigidas e a produção dos restantes 243 veículos começou. Uma ordem de um contrato para mais 1000 M422s foi emitida. No meio da ordem uma mudança foi proposta para que o comprimento do M422 aumentasse. Mais uma vez o problema de peso emergiu, como qualquer aumento de comprimento inevitavelmente envolve também um aumento do peso. O comprimento do veículo subiu para seis polegadas (15 cm), mas com cuidado o aumento de peso foi de somente trinta libras (13,5 kg) e foi agora designado como M422A1. Dois contratos, entre eles produção de até 3922 veículos, seguido da modificação do comprimento. A última unidade foi produzida em dezembro 1962.
Os modelos tinham dois assentos ajustáveis e dobradiços, quadro de pára-brisa desmontável e dobrável, uma porta traseira articulada e suspensão independente com molas de lâminas longitudinais para reduzir o perigo de roll-over (capotagem). Ganchos ou manilhas de elevação são montados nos pára-choques da frente e traseiros.
Em outubro de 1968, a Revista Four Wheeler realizou um teste de estrada e descreveu o seu desempenho como "estonteante", onde fazer curvas é como um carro esporte e nenhuma sensação de capotagem. Ou seja, parece um Porsche! A revista citava ainda que a mudança de marcha era baixa e a velocidade de 88 km/h em estrada era ótima e uma sobremarcha poderia causar a sensação de estar guiando aquele pequeno e famoso carro esporte europeu. A visibilidade era excelente e o capô curto permite ao motorista uma visão mais perfeita da estrada.







O jipinho foi extensivamente usado pelo USMC no conflito do Vietnã.



 
Fotos: acervo do blog.
Fonte: D. Denfeld/ M. Fry

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