quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Para a posteridade.

A foto acima mostra viaturas do 19º Rgmto. Cav. Mec. de Santa Rosa, RS, em operação no ano passado, com destaque para os 4 Jeep 1/4 ton (U-50) em primeiro plano.
Pois é, o velho mas valente Jeep Willys militar continua na ativa em muitos quartéis brasileiros. No caso da foto já são modelos Ford, os únicos ainda rodando com seus motores OHC 4 cil ou alguns repotenciados com motor Opala 4cil.. Praticamente o EB não utiliza mais os modelos com motor BF-161, por serem mais antigos mas , talvez ainda existam alguns raríssimos ainda na ativa. O que tenho percebido em desmanches e leilões é que a maioria é descarregado (termo usado para definir o descarte de viaturas via leilão) sem  motor, principalmente os OHC 4 cil. Aliás, Jeep militar anterior aos anos 60 praticamente não se encontra mais, somente em desmanches, pois nos leilões dos Batalhões Logísticos predominam os modelos Ford, principalmente os dos últimos anos de produção. Na tentativa, ou necessidade melhor dizendo, de manter os poucos Jeep CJ-5 em funcionamento, muitas viaturas são "canibalizadas" , doando peças para outras. 
Eu estimo que dentro de 05 anos já não existam mais CJ-5 militares na ativa.
Já bastante obsoletos, não são utilizados em missões de Paz no exterior e em caso de uma guerra dificilmente seriam operacionais na linha de frente.

5 comentários:

  1. Grande Alisson.
    Mais uma vez fazendo a gente chorar. rsrs Uma pena eles serem abandonados, mas a gente ta aqui pra mante-los vivos ;-) abraços e parabens

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodrigo. Com certeza, estamos aqui pra preservar a história desses clássicos sobre rodas.
    Sei bem como a foto te deixou emocionado, pela tua história pessoal com o Jeep militar.
    Um grande abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Interessante que com toda essa onda de veículos pesados e grandes (tipo Hummer) o USMC tem usado muito um veículo chamado Growler, um ITV (internally transportable vehicle) que nas dimensões lembra muito o velho Jeep!

    ResponderExcluir
  4. Cara engano seu, eu conheço varios jeep andando e dando show de 54 ate 79 que é o meu, esses carros sao usados para trilha ou para curtir no final de semana. abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, com certeza o jeep continua um sucesso em todo o mundo. Não sei se te referes ao post, mas minha afirmação diz respeito aos jeeps usados atualmente nas Forças Armadas e os encontrados em leilões.

    ResponderExcluir

 
Site Meter