quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jeep CJV35U



                                Willys CJ-V35/U     USMC Truck V-35/U

O Jeep Willys CJV35u foi um modelo militarizado para uso no Corpo de Fuzileiros Navais estadunidense, sendo baseado no modelo civil CJ3A. Sua principal característica era a capacidade anfíbia, podendo permanecer curtos períodos de tempo submerso na água numa altura pouco maior do nível do capô. Bastava puxar uma alça no painel e o veículo estava pronto para operações anfíbias. Todos os respiros de ventilação, da caixa de transmissão e transferência, tanque de combustível, cilindro de freio, foram conectados e ligados ao filtro de ar e a um snorkel. O sistema elétrico de 6 volts foi produzido com vários componentes impermeáveis e resistentes à água, mas não totalmente. O distribuidor era impermeável, fabricado pela Bendix, e o carburador Carter YS também. O modelo possuía um orifício defletor de água entre a carcaça da embreagem e o motor, impedindo o livre fluxo de água que poderia reduzir consideravelmente a transmissão de potência ou até mesmo danificar o sistema. Não impedia a entrada de água em operações submarinas mas evitava os problemas decorrentes das mesmas.
É um modelo muito raro, haja visto que foram produzidos 1.000 unidades no começo de 1950. Calcula-se que existam hoje menos de 60 unidades remanescentes.
Uma das características externas marcantes eram os aros dos faróis que possuíam um sobre-aro, além de argolas nos parachoques semelhantes ao MB, portanto bem diferentes daquelas dos M-38 (MC), ganchos dianteiros e ainda uma particularidade era a utilização de lanternas civis na grade, abaixo dos faróis, bem como a ausência do farol de aproximação sobre o paralama esquerdo.

Fonte: adaptado do CJ3A.info










V-35 no tanque de teste



O exemplar abaixo é um dos que achei na net, aguardando alguém que o restaure.




3 comentários:

  1. Olá e boa noite. Não entendi uma coisa: Essa peça entre os bancos dianteiros que é o filtro de ar? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Túllio,
    A peça entre os bancos é uma espécie de caixa de proteção para algum componente do rádio transmissor situado na parte traseira, não sei bem qual o nome. O filtro de ar é aquela peça parecida com um bujão, onde está conectada uma "mangueira" que sai do carburador e outra que sai do filtro e sobe em forma de snorkel (vide foto do motor).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ok e obrigado pela explicação! Acessórios bem interessantes! Abraço!

    ResponderExcluir

 
Site Meter