quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jeep: 71 anos de história HOJE

Bantam Pilot Model em testes

Um raríssimo Pilot Model preservado?

Notem ao fundo, ao lado do Pilot, está um BRC 60 (Mark II)



No amanhecer de 22 de setembro de 1940, dois engenheiros da Bantam Car Co. entraram em Camp Holabird, Mariland, Estados Unidos, com um pequeno carro que iria mudar a história mundial.
(Traduzido site G503)
Era o protótipo do primeiro veículo de reconhecimento 1/4 ton 4x4 que ficaria conhecido como Jeep, que entrava no campo de testes e ia deixar os militares boquiabertos. Embora o projeto já fosse conhecido internamente nas Forças Armadas Americanas, era a primeira vez que o viam ao vivo e pronto para a ação. Denominado Bantam Pilot, seria a base inclusive para os modelos Willys e Ford concorrentes, com os MA e Pigmy, respectivamente. Reunindo as qualidades dos 3 modelos e a capacidade de produção da Willys e Ford surgiu o MB e o GPW, versões definitivas do famoso Jeep de guerra.
Feliz Aniversário Jeep!

6 comentários:

  1. Esse Pilot Model aí tenho quase certeza que é uma réplica, tem um tópico (que não cheguei a ler, só vi as "figuras" rs) no fórum G503 sobre ele, dá uma olhada lá.
    Mas pel oque vi por cima é réplica mesmo, e o cara vai fazer mais de uma!

    ResponderExcluir
  2. Sim amigo, é uma espetacular réplica mesmo, fabricada por Duncan Rolls.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse é de fato o começo de tudo.
    Deve ser realmente curioso guiar um modelo desse, mas acho que nos meros mortais nunca nem encostaremos num desse hahahaha
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Leonardo,deve ser um misto de calhambeque com trator, seria muito interessante mesmo. A julgar pelas intenções do criador da réplica que aparece nas fotos, quem sabe será possível importar um desses, já que está nos planos deles produzir algumas quantidades delas.
    ABraço.

    ResponderExcluir
  5. voçes sabiam que o original foi destruido em um acidente de transito?

    e que sua mecanica foi usada nos brc 40 e 60?

    e que o resto foi enterrado numa pilha de ferro?

    leia tudo neste link

    http://www.film.queensu.ca/cj3b/Poster/Bantam.html

    ResponderExcluir
  6. em uma certa ocasião quando eu aida servia as forças especiais do exército brasileiro, eu e meus companheiros subimos a serra de Jericinó em um jeep willys totalmente carregado com todo o tipo de equipamento que vocês possam imaginar mais reboque carregado e a trilha ultilizada foi uma cachoeira de pois que eu vivi essa experiência eu me apaixonei por esse carro FANTASTICO.

    ResponderExcluir

 
Site Meter