sexta-feira, 6 de maio de 2011

A vida de um jeep na guerra

O trio de imagens abaixo pode muito bem retratar o que pode ser a trajetória de uma viatura militar em tempos de guerra: o carinho das moças, ainda na linha de montagem ; transportando soldados e equipamentos , aguçando a curiosidade de civis, e por fim, aguardando o desmanche e a destruição, após ter cumprido o seu papel. Segundo me contou um veterano da FEB, os americanos possuíam milhares de jeeps no front, a ponto de trocarem muitas vezes por outro novo assim que o atual apresentasse algum tipo de problema. Muitos foram abandonados praticamente inteiros ao final da guerra, pois não haveria espaço suficiente nos navios para trazê-los de volta.

A foto acima é de restos (nem tão restos assim..) de jipes MB/GPW e até GPA's (anfíbios), empilhados para posterior reciclagem talvez, em algum lugar da Europa, logo após o fim dos combates.


Americanos e Russos na Coréia, em outubro de 1945, rodeiam um Jeep Willys ou Ford. Notem o fotógrafo, à esquerda da foto. Interessante também o letreiro na lateral traseira do jeep, que foge dos padrões habituais das marcações militares da época. Foto de George Silk.


Acima vemos mulheres americanas na linha de montagem, instalando capas de lona nos quadros de para-brisas. Esse equipamento era utilizado principalmente para evitar os reflexos dos vidros sob o luar ou sol e assim "denunciar" a presença da viatura ao inimigo. Era utilizado mesmo com o para-brisas abaixado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter