segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os primeiros Jeeps civis Parte 02



A foto acima é do oficialmente reconhecido como o mais antigo protótipo de jeep para uso civil, oMB42 "Auburn" de 1942. Também pertence a Tood Paisley e está em condições de rodagem.
Em abril de 1942 o Ministério da Agricultura norte-americano patrocinou um teste em Auburn, Alabama, para ver se o jipe podia ser usado como um trator para realizar várias tarefas ao redor da fazenda-laboratório, no complexo do Farm Machinery Tillage. O Exército forneceu um Ford GPW e a Willys Overland mandou um MB especialmente preparado, juntamente com seus 2 pilotos de testes. O jeep acima é o MB que foi enviado. Circunstâncias mais detalhadas estão ainda sendo investigadas pelos americanos a respeito desses testes, mas o certo é que este protótipo foi deixado de lado, talvez para mais testes em Auburn e reapareceu. Na época a Willys já utilizava a grade prensada, mas na restauração foi usada a grade slatt grill provisoriamente.

Remanescente do mecanismo de deslocamento da coluna de direção.


Outra modificação interessante é um recorte no piso da frente para ganhar acesso à parte de trás da caixa de transferência. Os testes com os Agrijeeps foram cobertos pela imprensa durante um tempo, já que o Departamento de Agricultura do Governo emitiu um comunicado informando o público dos testes, em maio de 1942, e em junho a Revista Country Gentleman publicou um artigo sobre os testes, bem como a Popular Science, em janeiro de 1943.




Na foto acima, o Ford GPW que acompanhou o MB . Ela mostra o engate personalizado fabricado para o teste e que acabaria mais tarde nos protótipos do CJ-2 e posteriormente CJ2A.

Acima, o protótipo MB "Auburn" sendo testado pesadamente na Fazenda Laboratório Solo Bins em abril de 1942. A foto mostra o Jeep puxando um dinamômetro para medir a capacidade do veículo em deslocar um peso sem deslize.
Fonte: João Paulo Lopes (CVMARJ) e Fred Coldwell.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter