sexta-feira, 16 de julho de 2010

Relíquias na Expobento 2010

Paralelo ao evento com as viaturas militares antigas, ocorreu também na Expobento 2010, em Bento Gonçalves,RS, a 2º edição do Encontro de Autos Antigos. Lá pude clicar, meio às pressas é verdade, dois belos exemplares de veículos utilitários 4x4 antigos, um Jeep CJ-5 e um DKW Candango.

Impecável Willys CJ-5. Os amortecedores do capô não são originais, são um acessório moderno usado para facilitar a abertura, o popular "capô leve".

Bom, desculpem mas não consegui precisar o ano de fabricação, mas pelas características posso arriscar que fica entre 62 e 65, embora alguns itens indicam seja mais recente, outros como rodas pintadas, placa do motor e o dínamo confirmam meu palpite. Notem o santoantônio sob a capota, outro item não original mas bem-vindo em termos de segurança.


O que mais me chamou a atenção, além da pintura impecável, foi a originalidade e limpeza do compartimento do motor. Notem a bateria de "época"com o logo Willys, e o suporte superior que a segura presa, também originais.


O "jipinho fumacento", coisa rara de se ver um desses e nesse estado de conservação. Desculpem, também não lembro o ano deste DKW Candango, acredito ser de 1962.

7 comentários:

  1. Realmente esse Jeep está maravilhoso, mas o que mais me chamou a atenção foi essa bateria da Willys, como é que o dono desse Jeep fez isso???

    ResponderExcluir
  2. Este modelo de Jeep Willys vinha sem a lanterna direita e portanto sem a chave de seta. Além, disto não possuia cinto de segurança e extintor de incêndio, itens oferecidos somente a partir de 1970, já na gestão Ford. Além disto existia uma proteção anti - chama no cofre do motor e a capota possuia detalhes de arremate na cor branca

    ResponderExcluir
  3. Grato pelas informações.
    Esta lanterna do lado direito só veio a partir de 1967. No entanto, em 99% das restauraões ela é incluída, pois é um item que não descaracteriza o Jeep e torna a condução mais segura. O interessante é que somente no Brasil isso ocorria, pois os Jepp CJ-5 made in USA usavam duas lanternas atrás.

    ResponderExcluir
  4. Mas e essa bateria escrito Willys, como é isso?Essa bateria é por acaso original?

    ResponderExcluir
  5. Acredito que sim. Ela é de 6 volts, 100 amperes, 15 placas. Obviamente foi recondicionada. Um serviço muito bem feito. A carcaça externa está muito bem preservada ou foi reproduzida. Aliás este jeep é um paradoxo: alguns detalhes tão perfeitos e surpeendentes, como esta bateria, e ao mesmo tempo detalhes tão fora do contexto,roda livre automática não original, santoantonio, suporte de capô...

    ResponderExcluir
  6. Realmente chama a atenção um jeep ainda com a voltagem original da época (6 volts), com dínamo e até buzina originais, o que é bem raro. Eu arriscaria que o veículo é do ano de 1963. Valeu por postar as fotos desta relíquia. Se eu fosse o dono, tiraria aqueles amortecedores do capô, que não tem nada a haver.. Aliás, pra quem ainda não viu, sugiro que assistam um vídeo no youtube chamado "o bandeiante de hoje", de Jean Manzon, sobre o cj-5 brasileiro. É sensacional!

    ResponderExcluir
  7. Digo, "o bandeirante de hoje", que por sinal não se trata do Toyota Bandeirante, mas do Jeep Willys mesmo, numa alusão aos colonizadores bandeirantes, do início do "desbravamento" do Brasil. Vale a pena ver. Aparece o CJ-5 com a lanterna única traseira. Aliás, têm vários filmes relacionados, do mesmo autor, que retratam a antiga indústria automobilística brasileira (cenas raras do Aero Willys, Interlagos e outros).

    ResponderExcluir

 
Site Meter