segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Jeep canhoneiro

O Jeep militar versão canhoneiro iniciou sua carreira no Willys M38A1C no início dos anos 50. Era equipado com um canhão de 106 mm sem recuo, usado inicialmente na Coréia e posteriormente no Vietnã. Era uma peça de artilharia bastante ágil e sua mobilidade era o ponto forte, para as características dos conflitos da época.






Além do canhão e sua base, o jeep canhoneiro possuía parabrisas diferente, dividido em duas partes e possuía um suporte para alojar o canhão quando este não estava em uso. Por isso o vidro não basculava, somente o quadro inteiro. Não possuía tampa traseira e era dotado de dois pequenos assentos sobre os paralamas traseiros para os artilheiros, além de uma espécie de suporte sobre o assoalho traseiro para alojar os obuses do canhão. Possuía também pá e machado nas laterais, uma em cada lado, além do estepe e o galão transferidos para o lado direito. Além do M38A1 o Willys MB também teve sua versão com canhão, no modelo produzido sob licença na França, com a marca Hotchkiss, no pós-guerra. Por falar em França, existiu ainda uma versão canhoneira da Vespa. Não o inseto, mas uma espécie famosa de lambreta. Ela levava um canhão sem recuo de 75mm, era usada pelos paraquedistas franceses. Acreditem se quiser.






Vespa canhoneira



Mais tarde também o Kaiser/Ford M151A1 MUTT também teve uma versão canhoneira.



Dois MUTT M151A1C



No Brasil, as primeiras viaturas canhoneiras 1/4 ton chegaram aos Fuzileiros Navais no final dos anos 50, eram os M38A1C, posteriormente foram repassadas unidades também para o Exército Brasileiro.



Acima, em M38A1 do EB.

Abaixo, um 5224 (CJ-5) militar dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.



Já nos anos 60, as Forças Armadas brasileiras, principalmente o EB passaram a utilizar as versões canhoneiras do CJ-5 militar nacional. Foram produzidas até meados dos anos 1970. Eram conhecidas pela nomenclatura VTE (Viatura de Transporte Especializado) CSR (canhão sem recuo) 1/4 ton 4x4, e possuíam o código de inscrição EB22. Essas viaturas ainda hoje são utilizadas, embora o EB esteja se desfazendo delas em grande número.














O jeep canhoneiro nacional em ação:






As viaturas de fabricação nacional utilizavam um canhão sem recuo de 106mm em geral, sobre uma base giratória. O disparo do canhão faz o Jeep dar um forte solavanco para trás. Também possuíam parabrisas bipartido e demais características semelhantes ao M38A1C americano. A suspensão traseira do Jeep brasileiro canhoneiro era a mesma dos demais modelos, porém era reforçada com molas helicoidais sobre os feixes, uma em cada lado.

16 comentários:

  1. O Jeep Camnhoeiro possuia molas espirais nos feixes de mola traseiro, devido ao solavanco durante o disparo do canhão

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    1. Não por causa do disparo.
      O canhão era pesado e ficava muito alto, tornando a viatura muito instável e difícil de conduzir e fazer curvas.

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  2. Com exceção do MUTT M151 , que possuía suspensão independente e com molas espirais, todos os outros usavam a mesma suspensão dos demais Jeep que não eram canhoneiros, ou seja a mesma suspensão com feixe de molas.

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  3. fantastico. eu fui motorista desse jeep de canhao no eb. parabens. rodrigo rossi

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  4. servi em 92 no 36 bimtz em uberlandia, era motorista e municiador do csr 106 mm. uma arma com poder de fogo poderoso.mas para a época em que foi fabricada. realizamos muitos tiros reais. hoje so lembranças

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  5. Tenho um jeep desse todo original,é meu xodó....

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    1. Também tenho um
      1975 estado de zero.
      Sem marcas de uso
      Restauração de primeira

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  6. Gostaria de saber onde consigo um canhão para o meu jeep,tenho um todo orinal e gstaria de colocar...

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    1. ACHO Q VC TEM Q TER CERTIFICADO DE COLECIONADOR NA REGIAO MILITAR DO LOCAL ONDE MORA, OU MELHOR, ONDE FICAR O ARMAMENTO GUARDADO, TALVEZ VAO TE PEDIR PRA TIRAR CRTIFICADO DE REGISTRO DE COLECIONADOR DE VIATURAS MILITARES, PRA PODER COLOCA LO NO JEEP E SERA SO PRA COLECIONAR, ENTAO ESQUECA O DETRAN POIS NAO PODE LEVAR PRA RUA, MELHOR COLOCAR O CANHAO MONTADONO JEEP EM CASA NO LOCAL DE GUARDA DO ARMAMENTO E O JEEP TER SOMENTE O DETRAN,QUANDO FOR PRA RUA VC RETIRA O CANHAO, JA FUI ATIRADOR ESPORTIVO,TENHO ALGUMA NOCAO DE REGISTRO DE ARMAS RESTRITAS ESSE CANHAO E RESTRITO A COLECAO E FORCAS ARMADAS, ATIRAR COM ELE , JA E OUTRA BUROCRACIA, ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE COM ESSA COISA DE PATRIMONIO HISTORICO NACIONAL, THAU

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    2. é mais facil vc conseguir fazer uma replica ..
      vc nao pode e nem vai encontrar um canhao sem recuo original para colocar no seu jeep.
      trabalho em um museu que restaura viaturas militares e sei que isso eh muito dificil, nao digo impossivel pq no brasil nada eh impossivel ..

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  7. meu pai teve um jeep wilys na epoca da segunda grande guerra ele consiguiu la no rio grande do que por acaso serviu de base para os norte americanos

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  8. fui atirador do canhao 106 mm nos anos 87 e88. naquele tempo o exercito nao dava protetor de ouvido.o disparo desse canhao e tao estrondoso que perdi um terço da minha audiçao.

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  9. Realmente a experiência de operar um jeep deste tipo devia ser inesquecível. Houvi dizer de um cara que também operou um destes que o tiro podia atingir quase 2 km em certas situações.

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  10. Que saudades destes Jeeps... Servi ao EB em 1982 no 5º BI aqui em Lorena-SP e fui CB chefe de peça de um CAN 106 MM SR-Anti Carro - fizemos muitos tiros de CAN 106MM e na época demos show sobre um Jeep em competição de tiro na AMAN em Resende-RJ devido a manobras rápidas de ataque com esta viatura - tenho fotos deste dia - mandarei para vocês! Abraços.

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  11. Olha servi o 63ºBI Mtz de Fpolis-SC durante 4 anos (81 à 85) fui Cb do Pelotão desse Canhão e só pra talvez corrigir, o Canhão é sem recuo e portanto não se sentia nenhum solavanco assim como mencionado; pra se ter uma idéia um amigo chamado Vianei, o mais forte do Pel praticou um tiro com o canhão apoiado nos ombros durante o CFC, a titulo de instrução e p/ justamente demonstrar a possibilidade de realizar um tiro tático em caso de necessidades do não uso do Jeep por alguns motivos, tal qual quebra do mesmo ou o terreno não permitir assumir uma posição de tiro; em nossos exercícios normalmente atirava-se a uma distância de aproximadamente 1.100m. Muito bom a arma. Essa arma era pessada, porém muito mais maniabilizável a mais eficiente do que o Morteiro 4.2 que além de necessitar do emprego uma grande equipe p/ seu uso, já o canhão 106mm que embora utilizava-se de uma equipe de 4 militares, seu tiro poderia ser efetuado com apenas 01 em caso de necessidades. Saudades!!!

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  12. Quem tiver interesse tenho um jeep gerreiro desse para vender (15)974049374. https://www.olx.com.br/vi/629497673.htm

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