Acima, foto de antiga concessionária Willys, Transparaná, por volta de 1961/62. Esta foto já publiquei em meu blog mas ela retorna agora para ajudar a desvendar a origem do parachoque do CJ-5 abaixo.
Existiu um parachoque dianteiro produzido para a Rural e F-75 utilizado para acoplar implementos de formato muito semelhante ao do CJ-5 que aparece no canto esquerdo, só que nele existia um vão livre em quase toda a sua largura quase que dividindo-o em duas partes, além de dois tubos nas partes centrais, um em cada lado. Porém analisando melhor se parece muito com o parachoque do Jeep CJ-5 que aparece nas fotos abaixo, pois aqueles pontos escuros podem ser uma mera sombra no cromado. Já as calotas são diferentes das originais que vinham no CJ-6 apenas, mas assim como hoje, haviam naquela época acessórios oferecidos e itens de outros modelos da linha também eram usados.
A calota acima é muito semelhante às do Aero-Willys 2600 1963 a 1971(foto abaixo) , eram usadas como acessório nas Rural e F-75 e por isso também podiam ser usadas no Jeep. Já vi uma foto de Rural de 1966 usando a calota acima, porém não era possível distinguir se havia o "W" na parte central. Mas os gomos eram pintados de vermelho, diferentemente dos Aero-Willys onde os gomos eram pretos. De qualquer modo, a foto da calota acima me parece ser de uma peça de segunda linha, pois o emblema "W" possui uma falha em todas elas.
As fotos do jeep CJ-5 1962 (se não me engano) abaixo e da calota que ele está usando foram enviadas pelo amigo Túllio, outro apaixonado por Jeep e dono de um belo CJ-5 1973 azul. Assim como eu, ele resolveu compartilhar fotos e informações sobre estes veículos num blog muito interessante, que foca também veículos antigos de todas as marcas e modelos:
jeep&relíquias.blogspot.com, vale a pena conferir. Ele enviou-me estas fotos há um tempo atrás e também estava curioso com os estranhos acessórios deste Jeep.
Reparem também no parachoque traseiro, totalmente diverso do original, pode ter sido feito sob encomenda, ostenta também um par de parabarros.
O parachoque dianteiro, que originalmente era cromado foi pintado de prata, se parece muito com o do Jeep da primeira foto, lembram? Porém não ostentavam essas "goleiras". Os únicos Jeep que saíam de fábrica com parachoque cromado (e bem diferentes deste) foram versões limitadas: o Jeep Praia em 1966 e o Jeep Série Especial de 1972, ambos 4x2.
Bom, quem souber de mais algum modelo de parachoques "diferentes" para Jeep ou de alguma informação a respeito deste modelo da foto é só falar, ou melhor, comentar. Fato é que eram de gosto duvidoso, alguns acham que fica legal, outros nem tanto.