Os Exército
dos Estados Unidos, nas suas especificações para um veículo leve de
reconhecimento que mais tarde daria origem ao Jeep, fixou um peso máximo inicial
de 572 kg, aumentado mais tarde para 972 kg para atender convenientemente a
Ford, pois mesmo assim o protótipo da Bantam pesava, no final, 922 kg. Enfim, o
Jeep surgiu e seu relativo baixo peso e tamanho pequeno o credenciaram para ser
transportado via aérea. Várias modificações nos modelos MB/GPW foram
introduzidas para este fim,inclusive já foram alvo de post neste blog (jeep
paraquedista). Estas modificações,algumas bastante satisfatórias, não lograram
êxito, em parte porque o avião-transporte estava nesse tempo submetido a
modificações para tornar-se cada vez mais adequado e a prioridade deixou de ser
um Jeep leve.
Porém, a
partir de 1948, com a produção destes veículos já encerrada há dois anos e a
necessidade de um novo veículo atualizado, a questão veio à tona novamente.
Porém, com verbas reduzidas, decidiu-se revisar o modelo Willys MB. O resultado
foi o M38, não muito diferente do MB,mas apresentava maior capacidade de vadear
águas profundas, porém a capacidade de carga e pessoal ainda era
insatisfatória. Desenvolveu-se então o M38A1. Mais potente, mais robusto, e
ainda mais pesado. Seu peso de 1.199 kg era o dobro da meta original de 1940.
Na verdade, nunca haveria um Jipe de calibre operacional que pesasse tão pouco.
As tentativas foram numerosas, mas as exigências sempre foram rígidas demais,
ao menos para a tecnologia da época. Ou seja, exigia-se menor peso mas
capacidade equivalente a 1/4 ton (250 kg).
Uma das
tentativas foi o Aero Jeep, uma espécie de M38A1 encurtado e que sofreu dieta.
Porém a tentativa mais bem-sucedida foi o M422 "Mighty Mite".
O M422 Poderoso Mite ,
introduzido em 1959, foi o resultado de um teste de modelo piloto feita no
final da Segunda Guerra Mundial. O veículo foi concebido em resposta à
necessidade de um caminhão leve o suficiente para ser levado por helicóptero
(que começava a surgir como importante arma de guerra)para posições avançadas e
pudesse ser faclmente deslocado por força humana se necessário. O projeto
inicial do M422 foi feita por Ben F. Gregory, um engenheiro automotivo e o primeiro
modelo foi bem o suficiente em testes em 1946 para levar à formação de uma
empresa para desenvolver o veículo , a Mid -American Research Corporation Incorporated ( MARCO ) em Wheatland, Pensilvânia.
O
protótipo , em 1950 teve de reduzir o peso. Pesava apenas 675 kg incluindo
combustível, podia puxar uma carga de dois homens , mais uma carga de 500
libras ou 225 kg . Demonstrações de sucesso para o Marine Corps dos EUA levou à
adjudicação de um contrato para dez veículos . O Corpo de Fuzileiros Navais
necessitava um veículo tático leve para sua estratégia projetada ' Vertical
Envelopment ' - envolvimento vertical, requer forças de combate para ser movido
a alta velocidade em posições avançadas . O Mighty Mite parecia ser o veículo
certo. Ele tinha uma série de características únicas : ponto central de direção,
suspensão independente, freios internos montados na caixa do diferencial , e
construção leve de alumínio.
Embora
alguns fervorosos fãs dos Jeep não o consideram um "membro da
família" , o M422 tem parte do DNA dos primeiros Bantam. O gerente do
projeto era Harold Crist e ainda havia mais outros três que haviam trabalhado
com ele no Bantam original.
A
exigência de projeto básico foi desenvolver um leve veículo robusto, compacto.
Outros veículos militares 1/4 ton, quer no design ou no sistema de
abastecimento não foram consideradas aceitáveis para essas operações.
Essas
metas foram realizadas sem comprometer a capacidade de executar outras funções
exigidas de um 1/4 ton, 4x4, veículo tático. A tara do veículo, incluindo
combustível, foi 1750 libras, e tinha um comprimento total de 107 polegadas,
uma largura total de 60 polegadas e uma altura redutível de 45 polegadas. O
cubo do transporte foi de 171 pés cúbicos. O M422 havia desempenhado
satisfatoriamente a todos os testes militares necessários no que diz respeito à
mobilidade, capacidade de carga e durabilidade.
Era
para ser , basicamente, um veículo pessoal de carga e incluía rebocar o modelo
1/4 ton reboque de carga M416B1 . Pode transportar quatro pessoas ou dois, mais
500 libras, e em operações de cross country foi capaz de puxar um reboque
carregado com 1000 libras .Podia ser adaptado para a montagem do rifle sem
recuo 106 mm. Duas ninhadas também pode ser instalado e que por vezes foi usado
para a instalação de rádio de comando. Todos os componentes foram completamente
impermeabilizados e , com pouca preparação prévia , poderia ficar completamente
submerso.
O
Mighty Mite foi alimentado por um motor em alumínio de 4 cilindros em V, refrigerado
a ar, com potência de 55 cavalos a 3600 rpm.O trem de força foi extensivamente
testado e aprovado. Testes e avaliação do Poderoso Mite procederam em Quantico
, Virginia.
O
Corpo de Fuzileiros Navais pretendia que o veículo entrasse em produção sem
demora, mas um item em regulamentos militares impediu. Os veículos de teste
tinham motores de 4 cilindros Porsche e regulamentos militares , permitindo a
utilização de motores importados para veículos de teste , por razões óbvias não
se estendeu essa permissão para modelos de produção. O fato lamentável e um
pouco constrangedor foi que não havia nenhum produto americano satisfatória
disponível para substituir o propulsor importado. A MARCO saiu então à procura
de um motor para o Poderoso Mite .E tiveram sorte.
Na
American Motors Corporation um motor existia em fase de protótipo, um motor a ar
V-4 de alumínio capaz de produzir cerca de 50 HP. A MARCO e American Motors
acharam conveniente chegar a um acordo que envolveu a transferência de
fabricação para a American Motors, que prosseguiu com o desenvolvimento do
veículo.
Uma
das primeiras alterações foi o alargamento do motor a partir de 95 a 104
polegadas cúbicas (cerca de 1700cc) para potência extra, o que deu 54 HP a 3600
rpm. O Corpo de Fuzileiros Navais propôs modificações, incluindo mudanças na
construção de armação tubular para a construção do tipo de quadro convencional.
Esta mudança iria diminuir o peso do quadro e reduzir os efeitos corrosivos dos
gases de escape e também "o veículo foi aumentado para um comprimento
total de 107 polegadas em uma base de roda de 65 polegadas. Este aumento no
comprimento, além de outras alterações, aumentou a tara a 1700 libras, que
ainda foi considerado dentro dos limites das exigências do Corpo de Fuzileiros
Navais.
O desenvolvimento
continuou a partir de novembro 1954 a novembro de 1957. As negociações com os
militares levaram, em 30 de Abril 1958, a um contrato de produção de cinquenta
veículos. O primeiro requisito, no entanto, foi de sete veículos de protótipo
para testes pelo Exército dos EUA e do US Marine Corps. Condicional, mediante
desempenho satisfatório nos testes, mais 243 seriam comprados.
Os
testes com os primeiros sete foram concluídos em Dezembro de 1959. As
deficiências foram corrigidas e a produção dos restantes 243 veículos começou. Uma
ordem de um contrato para mais 1000 M422s foi emitida. No meio da ordem uma
mudança foi proposta para que o comprimento do M422 aumentasse. Mais uma vez o
problema de peso emergiu, como qualquer aumento de comprimento inevitavelmente
envolve também um aumento do peso. O comprimento do veículo subiu para seis
polegadas (15 cm), mas com cuidado o aumento de peso foi de somente trinta
libras (13,5 kg) e foi agora designado como M422A1. Dois contratos, entre eles produção
de até 3922 veículos, seguido da modificação do comprimento. A última unidade foi
produzida em dezembro 1962.
Os
modelos tinham dois assentos ajustáveis e dobradiços, quadro de pára-brisa desmontável e dobrável, uma porta traseira articulada e suspensão independente com molas de lâminas
longitudinais para reduzir o perigo de roll-over (capotagem). Ganchos ou
manilhas de elevação são montados nos pára-choques da frente e traseiros.
Em
outubro de 1968, a Revista Four Wheeler realizou um teste de estrada e
descreveu o seu desempenho como "estonteante", onde fazer curvas é
como um carro esporte e nenhuma sensação de capotagem. Ou seja, parece um
Porsche! A revista citava ainda que a mudança de marcha era baixa e a
velocidade de 88 km/h em estrada era ótima e uma sobremarcha poderia causar a
sensação de estar guiando aquele pequeno e famoso carro esporte europeu. A
visibilidade era excelente e o capô curto permite ao motorista uma visão mais
perfeita da estrada.
O
jipinho foi extensivamente usado pelo USMC no conflito do Vietnã.
Fotos: acervo do blog.
Fonte: D. Denfeld/ M. Fry