Talvez a coisa mais importante em restaurar e manter um veículo antigo, além da satisfação pessoal , é o aprendizado frequente que a lida com essas máquinas do passado nos proporciona. Mecânica, elétrica, pintura.... se aprende de tudo um pouco ou um pouco de tudo.
Assim como na vida, certos projetos requerem persistência, coragem, dedicação, pois certamente as dificuldades aparecerão, aqueles que irão te chamar de maluco ou maluca, enfim quem já passou por isso ou está passando sabe do que eu estou falando. O estado em que se encontrava este CJ3B 1958 e o resultado final dão uma dimensão do desafio enfrentado.
O amigo Ivo nos apresenta com orgulho sua máquina e sua história com ela:
" Em julho de 2010, resolvi, por incentivo de dois amigos,Wallace Medeiros e Juscelino Moraes, juntamente com meu avô Jairo Carlos, adquirir um Jeep para restaurá-lo. Não sabia que a tarefa seria tão árdua no decorrer do tempo e que exigiria muito esforço, dedicação e "umas horas extras".
No início, tudo parecia um mar de rosas, mas os problemas foram aparecendo tendo em vista a dificuldade de encontrar peças originais para não fugir do padrão de época. Foram vinte meses de muito entusiasmo mas também de muita dor de cabeça. Dediquei-me ao extremo, tendo deixado até mesmo meu lazer de lado para poder estar próximo ao velho Willys acompanhando o serviço (...).
Como não sou de ficar parado, resolvi colocar a mão na massa e dei uma de pintor e mecânico, tendo adquirido certa experiência na oficina mecânica na qual meu jeep se encontrava, oficina esta, especializada em Willys, tendo como profissional habilitado o Sr. Paulo de Assis Sobrinho, pessoa que dedicou 52 anos de sua vida a este tipo de veículo.
Lanternagem feita em uma cidade, pintura em outra, uma garimpagem de peças por todo o país, inclusive exterior, mas o resultado final está aí. Por onde o jeepinho passa desperta olhares, tanto de curiosos como de amantes do famigerado Jeep.
Busquei muitas, muitas informações com amigos, sites, revistas, tendo contado também com a ajuda do grande amigo e entusiasta Alisson Paese e Felipe Kowalski, onde obtive informações importantíssimas sobre o tipo de veículo que possuo e onde encontrar peças e o modo de montá-las corretamente.
Bem, está aí minha jóia. Meu presente de aniversário que ficou pronto exatamente dois dias antes de completar 28 anos.
Estou dividindo minha emoção com todos aqueles que de forma direta e indireta contribuíram para esta restauração. Agradeço de coração aos amigos, colegas, a todos que tiveram muita paciência para comigo, e principalmente ao meu grande amigo e irmão Paulo Sobrinho, que dedicou grande parte de todo o seu tempo para a construção de um sonho.
A vocês, fica aqui o meu muito obrigado."
Texto por Ivo Luiz De Souza Duarte.
Se vc quer trocar informações com o Ivo: ivodesouzaduarte@hotmail.com
Para ver fotos da restauração completa: facebook.com/profile.php?id=100003339560975
Se você também quer ver sua história e sua máquina publicadas aqui no blog, mande um e-mail para alissonpaese@yahoo.com.br.