Este modelo da Willys
norte-americana, nunca chegou a ser produzido no Brasil. Sendo raro até mesmo
no seu país de origem. Era voltado especialmente ao mercado externo. Segundo a listagem citada no livro de Jim
Allen, de 1989, de 1955 a 1961, período de produção do modelo, foram produzidos
no total 91 unidades com motor F-Head 4 cilindros e 299 unidades com motor 6
cilindros . Tinham o número de série 55048-06 (4 cilindros) e 55468-06 (6
cilindros).
Os primeiros 3 dígitos indicavam
o chassis/Tipo de carroceria: 550- Especial em chassi do truck (pequeno
caminhão); 554- Carenagem lisa em chassi
do truck ; 4 - 4 cilindros; 6- 6 cilindros; 8- tração 4 rodas; -06 indicava os
modelos com carroceria especial convertida, no caso, indicava Cargo Personnel
Carrier.
Por aqui desembarcaram poucas
unidades, cuja quantidade é ainda desconhecida, do
modelo tipo 4/75, que é o modelo com a carroceria de perfil baixo e sem portas
metálicas, mais voltada ao uso militar, mas que também teve seu destino
comercial o mercado civil. Este modelo
tinha o quadro de parabrisas diferente do modelo de serviços públicos, com
parabrisas bipartido e estrutura mais robusta do quadro. A carroceria deste
modelo era mais baixa e larga, chegando a exceder a largura da cabina. Podia
transportar até 12 pessoas sentadas e ainda rebocar canhões de artilharia. A
coluna de direção podia tanto ser à esquerda ou à direita,conforme o país de
destino do produto. O estepe ficava sempre no lado que ficava a coluna de direção.
Era equipado com o motor Hurricane 4 cil (modelos
que vieram para cá) ou o 226 de 6 cil Super Hurricane , todas com tração nas 4 rodas. Vinha com um guincho PTO
Ramsey na frente e opcionalmente com um dispositivo conhecido como
"governor" ou em bom português, "governador", que consistia
em uma espécie de controlador de velocidade, pois mantinha a velocidade do
veículo estável,independentemente da carga ou aclive, através do controle da
rotação do motor. E o "governador" fazia isto sozinho, pois ele
monitorava o giro através de uma segunda polia acoplada a do virabrequim que aumentando ou
diminuindo o giro fazia com que ele acionasse, através de alavancas, comandos do carburador e restabelecia a
velocidade pré-regulada.
No Brasil foi utilizada apenas
para uso militar no Exército. Hoje
conheço apenas 01 unidade , 1958 , remanescente no país, no Museu Militar
Brasileiro em Panambi, RS.
Fotos de uma unidade CPCarrier do EB em manobras em agosto de 1960 no RS.
Este CPCarrier pretendia ser uma
opção ao Dodge M37 na substituição das WC da Segunda Guerra Mundial, tanto que
era chamada de "Pata Choca Willys" em alusão à Pata Choca Dodge. No
Brasil foi logo preterida pela Pick-up Militar Willys (F220)conhecida como F85
"Cachorro Louco" desenvolvida pela Willys brasileira. No mercado
americano, a CPCarrier foi substituída pela pick-up Kaiser Gladiator, que na
versão militar era denominada M-715.
Willys Overland Motor Company CARGO PERSONNEL
CARRIER:
Relação do diferencial: 5,38:1 (4 cilindros) ou
4,88:1 (6 cilindros)
Pneus: 7.00 x 16 6 lonas tipo militar
Distância entre-eixos: 118 pol
Eixo traseiro: Dana Spicer 44 semi-flutuante
Eixo Dianteiro: Dana Spicer 25
Transmissão: 3 marchas Warner
T-90E
Motores:
4 cilindros F-Head Hurricane 130 c.c.
Razão de compressão: 6.9:1
Potência: 75 hp a 4.000 rpm
Torque: 11,4kgmf a 2.000 rpm
Carburador: Carter YF-8325A
6 cilindros Super
Hurricane L-Head 226 c.c.
Razão de compressão: 6.86:1
Potência: 115 hp a 3.850 rpm
Torque: 19 kgmf a 1.800 rpm
Carburador: Carter YF-2204S
Fotos: acervo do autor e Angelo Meliani.