No dia 15 de novembro de 2019 a região do Vale do Taquari e do Rio das Antas ficou ainda mais bela, com o desfile de mais de meia centena de veículos utilitários 4x4 e 4x2 das marcas Willys e Ford. Os famosos e clássicos Jeep, Rural e Pick-up rodaram mais de 200 km em um passeio inédito até então na região sul do Brasil. Organizado pelo conhecido jipeiro Francimar, da cidade de Teutônia, Rio Grande do Sul, movimentou várias tribos de entusiastas destes veículos.
De viaturas extremamente originais a modificadas para encarar pesados desafios, não houve discriminação, embora o foco fosse em Jeeps e derivados que preservassem as características básicas de quando sairam da linha de montagem.
O veículo mais antigo era um Jeep Willys MB Slatt Grille 1941 e o mais novo, um Ford Jeep 1983.
O trajeto iniciou no município de Teutônia, passando por Estrela, Lajeado, Encantado, Muçum, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Boa Vista do Sul, Westfália, entre outros.
Foi um verdadeiro encontro de veículos antigos em movimento, provando que os valentes guerreiros produzidos pela Willys e Ford, nacionais, norte-americanos e franceses (sim, franceses, pois estava presente um autêntico Hotchkiss), são mesmo resistentes e estilosos, arrebatando olhares curiosos e admirados do povo sortudo que prestigiou a enorme "fila de jipes" que ocupava as estradas da região. Também estivemos presentes com nossa viatura militar 1967, reencontrando velhos amigos e fazendo novas amizades. Jipeiros de várias cidades gaúchas e até catarinenses estiveram participando do evento. Seguem algumas fotos do histórico passeio.