Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, no front europeu, inúmeros soldados aliados, principalmente norte-americanos, permaneceram um tempo adicional naquele continente. E muitos foram convocados somente para ficar nos territórios ocupados, como por exemplo, parte da Alemanha. Ali, em 1946, ao que parece, eles tinham muito tempo livre, ao menos em relação a seus compatriotas durante a guerra.
Assim como soldados, inúmeros Jeeps excedentes também permaneceram em solo europeu, e especificamente ali na Alemanha ocupada , vários deles sofreram modificações, de cunho funcional e estilístico principalmente. O que hoje chamamos de customização ou "tuning". Muitos soldados compraram esses Jeeps e os modificaram visando o uso pessoal e mais "civilizado". Até mesmo como forma de passar o tempo.
O negócio chegou a tal ponto que o Exército, através da Seção de Serviços Especiais do Comando do Quartel-General, em Frankfurt, patrocinou um concurso de jipes modificados! Além disso, várias pequenas oficinas européias se especializaram em personalizar carrocerias para o Jeep, que simplesmente podiam ser "aparafusadas" nele fazendo-o parecer um carro normal da época. É importante lembrar que aqueles primeiros anos após a guerra eram tempos de escassez de tudo na Europa.
Os Jeeps modificados pelos soldados ficaram conhecidos como "Estilo de Berlim" ou ainda, como "Hot Rods de Berlim".
As fotos foram encontradas em um álbum de um soldado desconhecido que serviu lá na Alemanha ocupada entre 1946 e 1947. Não se sabe se as fotos foram no intuito de coletar ideias ou documentar os jipes modificados. Elas foram originalmente postadas na Revista Military Trader por John Adams-Graf.