A foto acima mostra viaturas do 19º Rgmto. Cav. Mec. de Santa Rosa, RS, em operação no ano passado, com destaque para os 4 Jeep 1/4 ton (U-50) em primeiro plano.
Pois é, o velho mas valente Jeep Willys militar continua na ativa em muitos quartéis brasileiros. No caso da foto já são modelos Ford, os únicos ainda rodando com seus motores OHC 4 cil ou alguns repotenciados com motor Opala 4cil.. Praticamente o EB não utiliza mais os modelos com motor BF-161, por serem mais antigos mas , talvez ainda existam alguns raríssimos ainda na ativa. O que tenho percebido em desmanches e leilões é que a maioria é descarregado (termo usado para definir o descarte de viaturas via leilão) sem motor, principalmente os OHC 4 cil. Aliás, Jeep militar anterior aos anos 60 praticamente não se encontra mais, somente em desmanches, pois nos leilões dos Batalhões Logísticos predominam os modelos Ford, principalmente os dos últimos anos de produção. Na tentativa, ou necessidade melhor dizendo, de manter os poucos Jeep CJ-5 em funcionamento, muitas viaturas são "canibalizadas" , doando peças para outras.
Eu estimo que dentro de 05 anos já não existam mais CJ-5 militares na ativa.
Já bastante obsoletos, não são utilizados em missões de Paz no exterior e em caso de uma guerra dificilmente seriam operacionais na linha de frente.