quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Aniversário de surgimento do Jeep
"On the eve of September 22, 1940, two engineers from the Bantam Car co. sped toward Camp Holabird in Maryland in a little car that would change world history."
Site G503
Traduzindo:
"No amanhecer de 22 de setembro de 1940, dois engenheiros da Bantam Car Co. entraram no Campo Holabird in Maryland (EUA) com um pequeno carro que iria mudar a história mundial."
Putz... como eu pude me esquecer desta data? Bom, antes tarde do que nunca. Fica aqui registrada a data oficial de nascimento do Jeep.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Pequena amostra do 3º EVMA
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
F-100 1979
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
F-75 para 1979
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Enquete encerrada
1º Agrale Marruá com 40% dos votos
2º Troller com 32% dos votos
3º Nenhum com 25% dos votos
4º TAC Stark com 2 % dos votos
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
O Jeep para 1979
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Dicas de amaciamento motor Willys
1- Verificar diariamente o nível do óleo e água antes de sair com a viatura;
3- Manter o motor em marcha lenta para pré-aquecer não passando de 05 minutos;
5-Não manter rotação constante no período de amaciamento, devendo-se variar as velocidades durante os deslocamentos. Por exemplo, ande 10 km a 50 km/h depois mais 10km a 60km/h, volta para 50km/h depois retorne para 60km/h. O importante aqui não é a velocidade, mas evitar rotações constantes (mesmo que baixas) por longos períodos de deslocamento;
6- Muito importante é trocar o óleo do motor e filtro nos primeiros 500/600 km percorridos, ou nos primeiros 6 meses se esta quilometagem não foi percorrida, pois assim elimina-se possíveis partículas metálicas (limalhas) provenientes da retífica ou assentamento entre as peças. Lembre-se de que no caso dos Willys, a filtragem de óleo é parcial. O ideal ainda é remover o carter e limpá-lo completamente;
Adotando esses procedimentos e fazendo uma manutenção correta seu motor vai durar muitos anos a fio. Meu motor está quase saindo da fase de amaciamento e noto ele cada vez melhor, mais solto. Aquela história de amaciar motores "no pau", ou seja , sempre em altas rotações, é prejudicial nesses motores , embora há quem diga que isso deixa o motor mais forte e não amarrado. Pode até ser, mas certamente não terá a mesma durabilidade. O ideal , como já relatei, é variar as rotações e não mantê-las constantes por muito tempo durante o amaciamento. Isso não deixa nenhum motor frouxo ou amarrado e é garantia de pouca dor de cabeça futura.
A foto acima é do cabeçote com as válvulas de admissão.
O carter do motor retirado revela uma camada de borra acumulada ao longo dos anos.
Obs: as dicas foram elaboradas com a colaboração de amigos experientes no assunto, mecânicos, manual técnico Willys e pelas minhas próprias experiências.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Unindo um Opel com um Wilys
Com certeza foi preciso muita engenhosidade, unindo um veículo de guerra a um pacato veículo de passeio familiar.
Notem na foto acima, o engate G militar à mostra.
Com uniforme da Força Aérea dos EUA, Wally posa orgulhoso defronte à sua invenção. Notem o motor do Willys MB. Gostaria de saber na prática como se comportava um veículo assim, certamente mais pesado que um Willys MB mas muito mais confortável. Não tenho notícia de onde foi parar essa raridade.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
As grades da Rural e F-75
A partir de 1966 os modelos std 4x2 e 4x4 tinham a grade prateada, para combinar com a nova cor das rodas.
Em 1967 o modelo 4X2 Luxo com mola helicoidal da Rural apresentou nova grade, em alumínio anodizado cm motivos quadriculados mas reforçados por grossas linhas horizontais, como visto no detalhe da foto abaixo. Esta grade foi usada até 1972, com a diferença que a partir de 1970 era colocado no lado esquerdo uma placa com o letreiro Rural.
A grade acima é dos últimos modelos de Rural e F-75, ou seja, praticamente a mesma desde o início.
Tenho visto algumas Rural com grades em desacordo, inclusive de renomados colecionadores e com placa preta, mas há de se considerar que por exemplo, as grades dos modelos Luxo 4x2 64-66 eram muito bonitas e diferentes, e mesmo na época que eram produzidas, os proprietários , muitas vezes, a adotavam, seja por estética e personalização ou por necessidade, após uma funilaria resolviam adotar a nova grade. Assim como nosa carros de hoje, muitos trocam rodas e detalhes por aqueles dos modelos correspondentes , mas mais luxuosos ou esportivos.