CA: Quando você se envolveu pela primeira vez com a Willys?
Isso foi antes da guerra, não foi?
Durante a guerra. Ele (Barney Roos) me chamou para Toledo.
Devo ter entregue este artigo na SAE em janeiro de 1942, e os esboços foram
publicados na Popular Mechanics posteriormente.
CA: Então você realmente fez o "rabisco" dos spin-offs do Jeep antes de se envolver com Willys?
Ah com certeza.
CA: Você fez isso inteiramente sozinho?
Fiz isso como uma profecia para a SAE, considerar que o jipe
tinha que se tornar algo mais do que um veículo militar.
CA: Então você não tinha entrado em contato com a Willys
antes, como afirmam algumas fontes?
Não. Roos me ligou por causa dos esboços. Foi isso que o
levou a me ligar. Eu diria que esse telefone me liga, sabe, pode ter sido
alguns meses depois desse papel. E fui direto para Toledo, e foi o começo. E eu
fiquei lá com eles até 81, com um intervalo entre eles.
CA: Você acabou trabalhando, obviamente, nos vários jipes
que apareceram, mas também trabalhou em um novo carro do pós-guerra.
OH, sim.
CA: Willys alguma vez considerou apenas trazer de volta o
Americar logo após a guerra?
Sim, mas essa ideia foi abandonada. O carro antes da guerra
foi um fracasso terrível.
CA: E o protótipo do novo carro do pós-guerra, o 6/66?
Tínhamos - completo. De qualquer forma, Roos me ligou depois
de ouvir ou ler o artigo da SAE e depois ver o artigo na Popular Mechanics. Eu
usei esses esboços- eu tinha um onde o Jipe do Exército, de onde o
sedan está saindo dele, é uma sobreposição, com o desenho de linha do Jipe ao
fundo. Bem, de qualquer forma, essa coisa começa (os esboços) impressionando
Roos e ... Não posso de forma alguma explicar como ele era, e eu não sabia até
que finalmente o conheci quando cheguei lá, mas quando esse homem era chamado era como um comando virtual, "Bem, você estará aqui pela manhã." Eu só
sabia quem ele era por ler um pouco sobre ele, mas finalmente decidi:
"Bem, pode ser isso."
CA: Qual foi a atitude dele?
Ele disse: "Estou impressionado com seu artigo da SAE e
este artigo na Popular Mechanics e quero falar com você sobre isso", então
exigiu que eu fose até lá - e assim o fiz. O homem era o patriarca do lugar do
ponto de vista de fazer as coisas andarem, devo dizer que Joseph Washington
Frazer, em última análise o Joe Frazer da Kaiser-Frazer, era o presidente, e
eles estavam operando sob o comando de Ward Canaday, que era o presidente do
conselho há anos, e ele era uma pessoa bastante forte em si mesmo e muito
ditatorial e (ele e Frazer) meio que comandava as coisas gritando um com o
outro - acho que foi a gestão mais incrível que já gozei contra, e então,
passei por sucessões de novos presidentes - e tudo mudou, mas Barney e eu
continuamos os mesmos, mas o resto foi o caos. Até que finalmente chegou Charles
Sorensen - lembra desse nome?
CA: Ele veio da Ford.
Sorensen e (Harry) Bennett eram os dois, quase tenentes
do pai de Henry Ford, um (Sorensen) encarregado da engenharia. E,
estranhamente, Charlie Sorensen veio de Milwaukee - ele trabalhou aqui na
Lindeman-Hoverson Stove Company como engenheiro e projetista, e assim por
diante, antes de entrar no negócio de automóveis quando era jovem. Ele
trabalhava na loja de moldes - ele podia fazer moldes de madeira e outras
coisas, ele era perfeito. E então ele foi reconhecido pelo velho Ford
como alguém que era um novato e então cresceu até sua estatura ... Agora isso
levou 20 anos, em algum lugar ali. De qualquer forma, para tentar encurtar isso
para algo concreto sobre como isso aconteceu, sou chamado lá (para
Willys-Overland), eu passo por essa agonia de esperar naquele saguão monumental
- você já viu o prédio ali ?
CA: Não.
É um lugar incrível e parece o tribunal de Washington, ou
algo assim, com seus pilares e escadas e degraus e saguões e tetos de três
andares. O homem me deixou esperando desde as 8h30 da manhã - eu tinha que ir
de trem naquela época, o avião ainda não era muito popular e Toledo não era
considerada um lugar para colocar uma base para aviões - então nós fomos para Toledo desci e fui para o Hotel Commodore e esperei até as oito horas. Em seguida, fui até a Willys-Overland e me anunciei no
saguão. A recepcionista telefonou e fez todos os negócios habituais, e então a
palavra foi "Bem, espere aqui e leia uma revista ou algo assim. Ele estará
com você". Sentei-me diante de uma pilha da Collier's Magazine, que era a
revista do dia na época, e devo ter lido 20 delas. Eu sentei lá; Eu até
observei quando a garota acenou para mim, "Lá está ele" quando Roos
desceu as escadas - andou e pulou escada abaixo com dois outros engenheiros e
seus tenentes e foi almoçar - e simplesmente me esqueceu totalmente ou
simplesmente não se importou. Eu ia esperar até que ele estivesse pronto.
CA: Então aquele foi um longo dia para você.
Sim. Às quatro horas, ela finalmente disse: "Bem, agora
ele ligou para você. Você pode subir." Então eu subi de elevador até o
sexto andar ou algo assim, e desci este corredor cavernoso - novamente no
edifício mais incrível de 1920, eu suponho. E então eu subi lá no escritório
dele, que era um dos 20 seguidos, com outros 20 do outro lado do corredor. Você entrava pela
porta e era como o escritório de Hitler, onde você entrava e ficava a vinte e
cinco metros até a mesa, porque ele colocou a mesa na janela. E ele finalmente disse: "Sente-se aqui. Agora o que você
tem?" Pensei comigo mesmo: "Deus, como esse homem pode esquecer que
me ligou e implorou para que eu viesse aqui rápido?".
CA: O que aconteceu então?
Então eu trouxe minhas amostras de linho e tudo o que tinha, fotografias e assim por diante, e ele começou a ficar muito interessado.
Ele disse: "Bem, agora queremos continuar com isso. Como você opera?"
E eu disse "Uma taxa de retenção e horas de design - ambos." Então
ele perguntou: "Quanto custa uma hora de design?" e eu disse a ele e
ele disse "Tudo bem, isso não é ruim." Ele disse: "Tudo bem,
vamos prosseguir. Elabore uma carta de contrato ou o que quer que seja e
envie-a aqui, mas não se preocupe. Comece agora. E agora - nós temos que ir."
Então foi assim que começamos, e essa coisa foi adiante, primeiro o carro de
passeio - você já viu fotos do carro de passeio que íamos trazer? Nós o
havíamos construído.
CA: O 6/66.
Sim, o 6/66. Um sedan preto de duas portas com um nariz em
"V" e uma grade fundida e um capô semelhante a um Cord. De qualquer
forma, Sorensen é o homem que finalmente chegou cerca de três estações depois,
depois que Joe Frazer ficou tão chateado com toda essa disputa que não aguentou
mais, então ele simplesmente desapareceu e voltou para seu Graham-Paige , seja o que for essa coisa, e o projeto de trator de jardim e algumas outras
coisas que ele estava fazendo antes de se envolver com Kaiser. Então tínhamos
dois ou três presidentes, mas finalmente Sorensen concordou em aceitar o
trabalho e tentou tirar essa coisa do ninho e fazer algum barulho.
CA: Você quer dizer o programa do pós-guerra?
Sim. E foi quando ele chegou que Barney me ligou novamente,
e agora eu estava com Willys por dois anos, ou três, ou algo assim, e
trabalhando em todas essas coisas diferentes - carros de passageiros, caminhões
e todas as outras versões do Jeep. Mas ainda não tínhamos definido o caminho a
percorrer. Mas tínhamos conversado sobre o fato de que em algum lugar essa
coisa do Jeep tinha que se tornar realidade - com todas as previsões que eu fiz
e assim por diante, seria simplesmente tolice tentar continuar com esse carro
de passageiros (o 6/66) . Então Sorensen disse: "Eu examinei o seu carro
(Jeep), eu vi seis meses atrás. Eu não vim aqui hoje. Vou cuidar disso agora e
quero que você suba para o meu escritório às quatro horas ", e eu disse
(para mim mesmo)" Oh Deus, agora isso é o que Barney previu. Nós dois
seremos demitidos. "
CA: E o que Roos pensava sobre Sorensen?
Roos disse: "E ele trará uma comitiva de
cachorros-quentes da Ford aqui, que marcharão atrás dele como servos fiéis e
pularão quando ele falar". Esta era sua visão de Sorensen. Bem, Sorensen
era tudo menos isso. Ele era o mais legal e melhor homem que já conheci. E então,
quando soube que ele era de Milwaukee - ele finalmente se casou com uma senhora
daqui que era uma grande amiga nossa - nos tornamos muito próximos e acabei com
ele tentando salvar a Studebaker e tudo mais. Mas, de qualquer forma, ele disse:
"Suba ao meu escritório às quatro", e eu pensei que isso fosse algum
tipo de presságio. E quando eu fui lá, ele disse: "Só há um problema com
esse arranjo aqui - não te pagamos o suficiente." Então pensei: "Bem,
agora isso tem alguma esperança." Comecei a esfriar. Devo ter me enxugado,
ou parado de suar ou coisa parecida, e por fim ele disse: "Considere o seu
arranjo (salário), seja lá o que for, ele dobrou." Foi um gesto muito simpático no
início, então me senti completamente em casa com ele e fomos trabalhar. E então
ele disse: "Você pode ficar aqui para trabalhar por um dia ou mais?".
Eu disse "Posso ficar até o verão se for necessário".
CA: Então as coisas estavam começando a mudar agora.
Bem, acabei de voltar ao Hotel Commodore e fiquei lá, acho,
por três dias. E uma das coisas problemáticas no momento era que eu teria que
desenhar ali mesmo porque ele disse: "Vamos apresentar algumas dessas
coisas juntos e ver o que esta empresa deve fazer, e eu quero que você me faça
algumas previsões e as estabeleça e então eu me juntarei a você no departamento
de engenharia em um dia ou mais - sempre que você puder preparar alguns
esboços. Depois, conversaremos com os outros e decidiremos como fazer a
engenharia da carroceria e assim por diante.
CA: Ele estava realmente com pressa!
Eu não acho que ele pensou que iria resolver em dois dias,
mas pelo menos a direção. Então eu tive que sentar lá e fazer essas malditas
renderizações, quando no meu escritório eu tinha uma equipe que fazia essas
renderizações. Eu tinha feito esboços no começo, mas nada realmente para
apresentação porque eu sempre poderia encontrar alguém que pudesse fazer 20
vezes melhor do que eu, e eu não iria perder meu tempo fazendo pinturas quando
eu pudesse estar fora fazendo outra coisa. Estou falando sério sobre isso.
Então, comecei a trabalhar e tentei fazer o melhor que pude - pelo menos
coloquei tudo em escala e tive uma perspectiva tridimensional e destaques e
cores e assim por diante.
CA: Como eram as propostas?
Bem, a frente era, é claro, do jipe em simbolização. Os
para-lamas foram retirados de um para-lama tipo Jeep, os para-lamas traseiros
protuberantes foram retirados do que eu coloquei como o para-lama do caminhão,
que tínhamos que ter na caminhonete porque a caixa era estreita na parte
traseira.
CA: Qual modelo
você fez primeiro?
Fizemos a
Station wagon primeiro, e fui o primeiro a sugerir que poderia - ou deveria
haver - fora dessa família de veículos Jeep uma "perua do povo", uma
perua. Na época, uma Station Wagon era uma peça de madeira feita principalmente
pela Ford e por alguns dos outros. A General Motors não tinha o que a Ford
tinha. Ford construiu, você se lembra, as primeiras Station Wagons feitas com
suas madeireiras em Upper Michigan. E eu tive uma experiência muito ruim com a
Station Wagon de quatro portas. Minha cunhada tinha uma, e naquela época essas
coisas quebravam, rangiam, se retorciam e gemiam depois de terem algum uso, e
você tinha que ter muito cuidado para ver se as portas estavam fechadas,
trancadas, bem trancadas . Certa manhã, quando ela fez uma curva no caminho
para a escola, seus três filhos saíram pela porta traseira - ela se abriu -
e eles saíram para a rua no cascalho.
CA: Mas eles
ficaram bem?
Eles não foram
mortos, ou algo realmente sério, mas eles ficaram machucados por uma queda como
aquela - e morreram de medo. Então eu disse: "No interesse da distância entre
eixos curta, economia, motor pequeno e todas as outras coisas que temos aqui,
simplesmente não podemos puxar um grande barco de quatro portas como aquele.” Na
verdade, agora com o Cherokee, temos o menor veículo que podemos fazer como um
quatro portas, que agora todo mundo está seguindo, porque aquele se tornou
bastante aceitável. E então esse foi o começo daquele carro, e simulei a
carroceria de madeira em metal.
CA: Por quê?
Bem, isso foi,
você pode dizer, uma coisa desonesta a se fazer. Por que você faz uma coisa de
folha de metal e depois tenta se parecer com toras e folhas de mogno, ou o que
diabos eles são feitos com uma serra e um martelo? Mas eu disse que isso é o
que a Station Wagon significa para o consumidor, pelo menos em sua mente, e
portanto deve ser assim. E eu selecionei as cores que seriam pintadas, o marron
e o bege (e marrom escuro) para simular a madeira clara e os painéis de mogno,
e assim por diante. E um carro de duas portas com uma porta grande e larga e
então você pode colocar as crianças atrás - e você não pode jogá-los fora. E
então tínhamos outro espaço para trecos atrás do segundo banco. Não tínhamos uma
perua de três filas, mas tínhamos pelo menos um carro da família, e a coisa
decolou e fez muito sucesso.
CA: A versão da
caminhonete durou até os anos 60, não foi?
Ah, sim, e então
fizemos o caminhão da cabine sobre o motor.
CA: Sim
certamente. Isso foi lançado em 1957.
Certo.. Tinha
uma frente com fenda ...
CA: Também foi
seu o design deste modelo?
Sim,
absolutamente.
CA: Não havia um
protótipo de van construído no chassi do caminhão de cabine avançada (Forward
Control) ?
Sim, foi quando eu convenci Edgar (Kaiser) de que algo
poderia sair de um ônibus VW (Kombi), você sabe. Eu trouxe um na primeira vez
que o kit Westfália foi lançado, você sabe, com a cama e a cozinha, e assim por
diante, então eu fui para a Europa e peguei três chassis do caminhão com motor
... e estive Reutter (Karroserrie), que foi o construtor de carrocerias da Porsche, ele construiu para mim três versões dessa van, nós o chamamos de Commuter. Era
uma van de três portas e nove lugares, além de pneu sobressalente,
ferramentas e outras coisas na parte traseira, que era uma porta traseira que
se abria. Então isso realmente começou, você poderia dizer, uma nova
reviravolta no mercado de vans, que estava por vir.
CA: Bem, o mercado de vans certamente está aqui agora! Você
estava muito à frente de seu tempo.