Neste post vamos compartilhar imagens interessantes e informações básicas , mas relevantes, dos primeiros jeeps 1/4 ton. Lembrando que não eram Willys, mas Bantam.
Acima, uma pitoresca foto do Bantam Pilot Model Reconnaissance Car. No primeiro modelo, podemos notar que a dianteira era muito similar a veículos civis da época, com para-lamas curvos e faróis protuberantes (salientes) sem protetores. Interessante também eram os recortes na carroceria para acesso dos tripulantes. Essas características foram eliminadas quando as primeiras 75 unidades de pré-produção foram construídas.
Ah, e esse veículo gigante, comparado ao jeep, era um protótipo de trator de artilharia de 5 toneladas construído pela Oshkosh.
Crédito da foto: U.S. Army.
Aqui, o mesmo modelo, em foto tirada no Campo Holabird, que mostra as linhas até harmoniosas da frente com os para-lamas curvos. Notem que a linha dos olhos dos tripulantes praticamente ficam no limite do quadro de para-brisas, que possuía grande área envidraçada mas que seria modificado logo.
Crédito da foto: Museu Patton, Fort Knox.
A evolução, mas ainda como pré-séries, veio no BRC Pilot Model 60, que incluiu protetores nos faróis, novos para-lamas retilíneos e planos e novo quadro de para-brisas com menor área envidraçada mas maior robustez. Houve adição de alças laterais de manuseio e o acesso de tripulantes foi modificado com novo recorte da carroceria. Este eram um dos 69 que foram construídos no contrato de teste.
Abaixo, também um Model 60, equipado com metralhadora e fotografado no Capo de Provas de Aberdeen, em março de 1941.
Crédito da foto acima: Adm Nacional de Arquivos e Registros (EUA).
Crédito da foto abaixo: Museu Patton, Fort Knox
O jeep modificou profundamente o papel das motocicletas e cavalos no Exército dos Estados Unidos, iniciando a verdadeira mecanização das forças militares. Na foto abaixo, dois BRC 60 (Mark II) posam com uma motocicleta entre eles.
Aqui vemos o próximo na linha de evolução, o Bantam BRC40, que era o mais próximo do modelo que tornou-se padrão. O Bantam era impulsionado por um motor Continental 4 cilindros de 112 pol de deslocamento, eixos Spicer 40 acoplados a uma transmissão Warner T-84D de 3 velocidades e uma caixa de transferência Spicer 18 de 2 velocidades.
Na foto abaixo, podemos contemplar a frente mais "militar" desse modelo e cujas características, de certo modo, foram adotadas pelo tradicional Willys MB Slatt Grille e de maneira geral, pelos posteriores MB e GPW: para-lamas planos, capô reto e grade plana.
Vista traseira do BRC 40 (Mark II)
Fotos acima, créditos: Instituto de História Militar dos EUA.
O sucesso dos primeiros jeep também revelavam as preocupações com os sucessos iniciais do exército alemão e seus batalhões Panzer, o que fez com que armas anti-tanque fossem instaladas para testes. O modelo da foto acima possuía uma de 37 mm e esta combinação de jeep e armamento denominou-se BRC T2E1.
Crédito da Foto: Museu Patton, Fort Knox.
Outro experimento foi uma versão equipada com sistema de direção nas 4 rodas, ou seja, as quatro esterçavam, o que dava uma espetacular manobrabilidade ao veículo. No entanto, a escassez de peças críticas para o sistema, a complexidade de fabricação e as preocupações com a segurança e treinamento dos operadores e tropas levou a desistência da adoção desse sistema em escala de produção.
Crédito da foto: Instituto de História Militar dos EUA.
Siga-nos também no Instagram: jeepguerreiro