Este Jeep é muito interessante, nunca foi restaurado, embora a pintura não seja a de fábrica, mas possui ainda muitos detalhes originais. É um modelo 1957, ainda importado , mas montado no Brasil, com carroceria americana e motor idem. É o velho Hurricane 4 cilindros . A placa era para ser do ano, mas o despachante não cumpriu o prometido e só conseguiu uma com o número 1960, segundo conta, indignado , o dono.
Apesar da idade, ele roda quase que diariamente nas mãos de seu dono, o Sr. Vilson, comerciante de peças automotivas (inclusive de Jeep) e apreciador de autos antigos. "Ele está na família desde 1979", conta, orgulhoso, o proprietário. Seu antigo dono (antes dele) o havia comprado para ir esporadicamente em seu sítio, mas vendo que a estrada não era tão ruim e não se acostumando com a direção com muita folga, graças ao sistema original (anterior ao brasileiro, com rolamentos) resolveu colocar a venda o Jeep. O pai do Sr. Vilson, atual dono, procurava por um Jeep econômico e barato (algo que na época era possível) e encontrou este ano 1957. Viu, gostou e comprou. Dos outros quatro que já teve, só restou este na família, me conta o Sr. Vilson.
Alçapão de ventilação? Originalmente não. Tampa herdada dos modelos militares M38A1, para dar acesso às duas baterias de 24 volts.
Vejam os detalhes do tapete ainda original da Willys.
Abaixo, detalhe do pneu traseiro ainda original, modelo para uso em serviço do Exército americano.
Abaixo as plaquetas originais só existentes nos modelos com carroceria americana, com número de série e patentes registradas.
Pedais de formato retangular. Os redondos só viriam em 1960.
Motor Hurricane, 4 cilindros. Originalmente o bloco era preto ou verde, conforme taxa de compressão. Notem o reservatório do fluido de freio, herdado da Rural.
Limpador de para-brisa a vácuo, ainda funcionando.
Acima, outro detalhe da carroceria herdado dos M38A1 : ressalto onde era fixado o suporte do retrovisor nos modelos militares.
No capô, recorte para tubulação de snorkel, outro detalhe dos modelos militares.
V
ejam como a parede corta fogo tinha diferenças em relação ao brasileiro, como a tampa parafusada e os "buracos".O capô possuía uma presilha de tamanho maior e localizada mais à frente em relação à carroceria nacional. Existem outras diferenças, como a travessa dianteira do chassi, parte interna da grade, eixos e diferenciais Dana 30 menores que os Dana 44.
Os modelos de 1955 a 1957 possuem características externas marcantes, como o recorte redondo dos paralamas traseiros com o rebaixo logo acima deles (era para fixar o suporte metálico do cajado da capota do modelo militar), os relevos ao redor do bocal do tanque e os outros já citados. A cor original desse Jeep era um verde claro.
Meus agradecimentos ao Sr. Vilson e à Valduga Autopeças pela atenção e disponibilizar o Jeep para as fotos.