domingo, 29 de maio de 2011

Segunda parte Encontro no CPOR 2011

Dando continuidade ao post anterior, seguem mais algumas fotos interessantes do evento, focando os Willys.
Na foto abaixo, detalhe da suspensão traseira (parte de cima) do Jeep versão canhoneiro 1975, que usava molas helicoidais adicionais ao feixe de molas, exclusivo desse modelo devido ao maior peso na traseira e ao "pulo" que o Jeep canhoneiro dava no disparo do canhão.


Detalhe da parte inferior do alojamento das molas helicoidais da traseira do Jeep canhoneiro.

O comboio em prontidão ao lado do Museu Militar.

Motor BF-161 com os adesivos de instruções completos.

Acima, o MB no interior do museu. Há relatos que este exemplar realmente participou no front italiano servindo as forças brasileiras, mas não há certeza desta afirmação.

Detalhe do pedal de partida de um raro Willys MB Slatt Grill 1942.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

V Encontro do CPOR/RS

Realizado nos dias 21 e 22 de maio, o V Encontro Estadual de Viaturas Militares Antigas, Armas e Uniformes Históricos, reuniu no quartel do CPOR de Porto Alegre os principais colecionadores de viaturas, armas , equipamentos e uniformes militares do RS.

Um comboio "militar" escoltado pela PE partiu na tarde de sábado para uma passagem no Museu Militar do CMS (Comando Militar do Sul).


Os jeeps pioneiros, os Willys MB, se fizeram presentes, como não poderia deixar de ser.


Os CJ-5 militares nacionais desta vez foram um dos destaques. Acima perfil de um canhoneiro VTE CSR 1975. Abaixo , um M520 1967, representando o blog jeepguerreiro.


M520 1975 (E) e 1972 (D).

CJ-5 1962 caracterizado com o padrão das Forças de Paz da ONU, representando os veteranos do Batalhão Suez (Boinas Azuis).

Em breve mais fotos do evento.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Jeep e a realeza

Na foto acima vemos em primeiro plano um Jeep Slatt Grill (Slatty) levando o Rei George VI da Inglaterra, e no jeep que segue atrás, vemos a Rainha Elizabeth. Local da foto: Irlanda, 1942.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Série de fotos da Coréia

Detalhes da traseira do M-38 ou MC. A tampa traseira é um dos sinais herdados do modelo civil CJ3A.



Este M-38 estava equipado com o estepe no lado direito igual ao modelos civis, mas provavelmente foi uma adaptação por necessidades no front sul-coreano.

Este acima, é um Ford GPW, de uma cia de morteiros, mas ao contrário do que possa parecer, o front é na Coréia, 1951. Foto de Joseph Scherschell.

sábado, 14 de maio de 2011

Dia da Cavalaria


No último dia 10 de Maio comemorou-se o Dia da Arma de Cavalaria. Acima, fotos do evento realizado em Pirassununga, SP, onde os destaquei os CJ-5 militares cavalarianos.
Fotos: fonte Grupo CVMARJ.

Em praias italianas

Efetuando reparos no Jeep, durante desembarque na Sicília, Itália, julho de 1943. As viaturas desembarcaram de um LST 338, Navio de Transporte Leve.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Aero-Willys primeira série

Acima, Aero 1962. Um modelo com projeto do início dos anos 50 em pleno início da década de 60. O seu modelo posterior atingiria um sucesso bem maior. Foto: blog AVA

Linha de produção dos primeiros Aero-Willys brasileiros.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A vida de um jeep na guerra

O trio de imagens abaixo pode muito bem retratar o que pode ser a trajetória de uma viatura militar em tempos de guerra: o carinho das moças, ainda na linha de montagem ; transportando soldados e equipamentos , aguçando a curiosidade de civis, e por fim, aguardando o desmanche e a destruição, após ter cumprido o seu papel. Segundo me contou um veterano da FEB, os americanos possuíam milhares de jeeps no front, a ponto de trocarem muitas vezes por outro novo assim que o atual apresentasse algum tipo de problema. Muitos foram abandonados praticamente inteiros ao final da guerra, pois não haveria espaço suficiente nos navios para trazê-los de volta.

A foto acima é de restos (nem tão restos assim..) de jipes MB/GPW e até GPA's (anfíbios), empilhados para posterior reciclagem talvez, em algum lugar da Europa, logo após o fim dos combates.


Americanos e Russos na Coréia, em outubro de 1945, rodeiam um Jeep Willys ou Ford. Notem o fotógrafo, à esquerda da foto. Interessante também o letreiro na lateral traseira do jeep, que foge dos padrões habituais das marcações militares da época. Foto de George Silk.


Acima vemos mulheres americanas na linha de montagem, instalando capas de lona nos quadros de para-brisas. Esse equipamento era utilizado principalmente para evitar os reflexos dos vidros sob o luar ou sol e assim "denunciar" a presença da viatura ao inimigo. Era utilizado mesmo com o para-brisas abaixado.





segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nota Fiscal Jeep 1961

Cópia de nota fiscal de compra de um CJ-5 1961. Notem que o número do motor era registrado também, pois era o que aparecia nos documentos , já que nessa época o chassis do Jeep não era marcado. A barra de tração e a capota eram opcionais, assim como o banco traseiro, que embora não apareça citado na nota, também fazia parte da lista de equipamentos do Jeep.
Foto cedida por José Eduardo.
 
Site Meter