Páginas
▼
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
CJ-6 duas portas
Foto rara de anúncio da extinta Varig, onde aparece em primeiro plano o Jeep CJ6 101 2 portas, no início da década de 60 do século passado. Este modelo era muito utilizado para serviços de entregas e transporte, pois era o que tinha maior espaço para cargas. A capota era um item opcional, assim como os estofamentos nas laterais, sobre os para-lamas traseiros.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Boas Festas !
Bom, pela foto pode-se ver que há muito tempo o Papai Noel aposentou as renas e o trenó e adotou o Jeep para suas entregas...rsrsrsrsrsrrs!
Mais um ano que está terminando. Agradeço a Deus pela oportunidade de compartilhar a minha paixão pelo Jeep e seus derivados através deste blog. Foram 111 postagens em 01 ano nesse novo endereço. Muitas noites acordadas até altas horas para levar algo interessante para os leitores, editando os textos e fotos, pesquisando informações, fuçando no meu banco de dados, pensando no próximo post.... Mas tudo com muita satisfação.
Fiz amizades "virtuais", pessoas com quem parece que conhecemos há anos, mesmo sem ter nunca se falado ou visto pessoalmente, vários e-mails respondidos, um até do exterior. Agradeço a todos os que por aqui passaram, os que ainda vão passar e aos seguidores fiéis, que além da minha paixão pelo Jeep e derivados, são o principal combustível para continuar atualizando este blog. Confesso que tive momentos em que pensei parar, mas sinto que ainda não chegou o fim, tenho muito mais ainda a compartilhar, a mostrar e a aprender também. Porque "a cobra está fumando" e "continua fumando...!" (Expressão usada pela Força Expedicionária Brasileira na Itália, em contraponto aos que duvidavam da sua capacidade e diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que lutarmos e vencermos na Itália).
DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE E PAZ PARA TODOS, COM AS BENÇÃOS DO COMANDANTE SUPREMO LÁ DE CIMA.
Alisson Paese
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
1955 Willys CJ-5
Ilustrações do final de 1954 alardeiam o grande lançamento da Willys Overland, de Toledo, Ohio: o M38A1 civilizado, ou seja, o mais famoso modelo Jeep, o CJ5 Universal.
Notem que os primeiros modelos até 56 tinham o vidro do parabrisas dividido, ainda herança do modelo militar, além do quadro pintado na mesma cor da carroceria. Os modelos 1957, incluindo os montados no Brasil , já possuíam o parabrisas sem divisão e o quadro pintado de preto, embora algumas unidades também tenham saído de fábrica com o quadro na cor da carroceria.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Jeep in Afrika USA
As imagens acima retratam cenas do Afrika USA, o primeiro parque com temática animal do mundo, que funcionou de 1953 a 10 de março de 1961, em Boca Raton, Florida, Estados Unidos.
Os jipes eram utilizados para levar os visitantes em meio aos animais, seja em sua carroceria ou em vagões-reboque. Nas fotos podemos ver os modelos CJ3A e CJ-5.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Kaiser M606 1964
Esta bela viatura é um Kaiser M606, ano 1964. Modelo militarizado pela própria Kaiser Jeep de Toledo, Ohio, para exportação e para as forças armadas aliadas dos EUA. Muito utilizado na Guerra do Vietnã pelas forças sul-vietnamitas, também vieram para o Brasil. Foi produzido entre 1964 a 1968.
Este modelo está bastante original. À primeira vista, as características que podem ser notadas e que diferem um CJ-3B de um legítimo Kaiser são a ausência de quaisquer inscrições Willys na parte externa, o painel com somente um relógio que englobava velocímetro, hodômetro e marcadores de combustível e temperatura, estepe e galão no lado direito, entre outras. Já postei anteriormente neste blog maiores detalhes sobre este modelo de viatura militar.
Este modelo está bastante original. À primeira vista, as características que podem ser notadas e que diferem um CJ-3B de um legítimo Kaiser são a ausência de quaisquer inscrições Willys na parte externa, o painel com somente um relógio que englobava velocímetro, hodômetro e marcadores de combustível e temperatura, estepe e galão no lado direito, entre outras. Já postei anteriormente neste blog maiores detalhes sobre este modelo de viatura militar.
A propósito: a viatura das fotos está a venda.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Mais jóias em Guaporé
Último ano de fabricação da Rural no Brasil, esta Ford 4x4 ano 1977 se fez presente.
A ala dos Willys/Ford estava muito bem representada....
Este belo CJ-5 já esteve presente aqui no blog, em junho de 2010, para quem quiser apreciar mais fotos dele. Na ocasião , ele estava com o capô aberto e não pude identificar o ano exato, mas agora sim: ele é um modelo 1962.
A ala dos Willys/Ford estava muito bem representada....
Este belo CJ-5 já esteve presente aqui no blog, em junho de 2010, para quem quiser apreciar mais fotos dele. Na ocasião , ele estava com o capô aberto e não pude identificar o ano exato, mas agora sim: ele é um modelo 1962.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
CJ-5 1960 jóia lapidada
Não poderia ser diferente, num local destinado quase que exclusivamente ao comércio de jóias e semijóias, o Centro de Compras Guaporé , que leva o nome da cidade gaúcha onde se localiza, sediou um belo encontro de veículos antigos, onde estavam presentes verdadeiras "jóias" sobre rodas. Uma delas era esse CJ-5 1960, propriedade do restaurador de veículos Adilson, que me atendeu prontamente e permitiu que mostrássemos sua viatura aqui neste blog. Segundo seu irmão, esse jipe até bem pouco tempo atrás era usado para trilhas, mas agora certamente terá outra finalidade.... Nota-se que na restauração o proprietário procurou manter a originalidade.
Nesse ano-modelo, o CJ-5 já possuía 95% de nacionalização e a carroceria já era, desde 1959 totalmente nacional, diferenciando-se em vários detalhes da americana, como o alçapão de ventilação, a perda dos vincos laterais nos paralamas traseiros e no bocal do tanque, na parede corta-fogo, entre outras.
Nesse ano-modelo, o CJ-5 já possuía 95% de nacionalização e a carroceria já era, desde 1959 totalmente nacional, diferenciando-se em vários detalhes da americana, como o alçapão de ventilação, a perda dos vincos laterais nos paralamas traseiros e no bocal do tanque, na parede corta-fogo, entre outras.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
O esforço de guerra: linha de montagem Willys MB
domingo, 28 de novembro de 2010
GPA veraneando
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
"Enfeites" para o Jeep
Acima, foto de antiga concessionária Willys, Transparaná, por volta de 1961/62. Esta foto já publiquei em meu blog mas ela retorna agora para ajudar a desvendar a origem do parachoque do CJ-5 abaixo.
Existiu um parachoque dianteiro produzido para a Rural e F-75 utilizado para acoplar implementos de formato muito semelhante ao do CJ-5 que aparece no canto esquerdo, só que nele existia um vão livre em quase toda a sua largura quase que dividindo-o em duas partes, além de dois tubos nas partes centrais, um em cada lado. Porém analisando melhor se parece muito com o parachoque do Jeep CJ-5 que aparece nas fotos abaixo, pois aqueles pontos escuros podem ser uma mera sombra no cromado. Já as calotas são diferentes das originais que vinham no CJ-6 apenas, mas assim como hoje, haviam naquela época acessórios oferecidos e itens de outros modelos da linha também eram usados.
A calota acima é muito semelhante às do Aero-Willys 2600 1963 a 1971(foto abaixo) , eram usadas como acessório nas Rural e F-75 e por isso também podiam ser usadas no Jeep. Já vi uma foto de Rural de 1966 usando a calota acima, porém não era possível distinguir se havia o "W" na parte central. Mas os gomos eram pintados de vermelho, diferentemente dos Aero-Willys onde os gomos eram pretos. De qualquer modo, a foto da calota acima me parece ser de uma peça de segunda linha, pois o emblema "W" possui uma falha em todas elas.
As fotos do jeep CJ-5 1962 (se não me engano) abaixo e da calota que ele está usando foram enviadas pelo amigo Túllio, outro apaixonado por Jeep e dono de um belo CJ-5 1973 azul. Assim como eu, ele resolveu compartilhar fotos e informações sobre estes veículos num blog muito interessante, que foca também veículos antigos de todas as marcas e modelos: jeep&relíquias.blogspot.com, vale a pena conferir. Ele enviou-me estas fotos há um tempo atrás e também estava curioso com os estranhos acessórios deste Jeep.
Reparem também no parachoque traseiro, totalmente diverso do original, pode ter sido feito sob encomenda, ostenta também um par de parabarros.
O parachoque dianteiro, que originalmente era cromado foi pintado de prata, se parece muito com o do Jeep da primeira foto, lembram? Porém não ostentavam essas "goleiras". Os únicos Jeep que saíam de fábrica com parachoque cromado (e bem diferentes deste) foram versões limitadas: o Jeep Praia em 1966 e o Jeep Série Especial de 1972, ambos 4x2.
A calota acima é muito semelhante às do Aero-Willys 2600 1963 a 1971(foto abaixo) , eram usadas como acessório nas Rural e F-75 e por isso também podiam ser usadas no Jeep. Já vi uma foto de Rural de 1966 usando a calota acima, porém não era possível distinguir se havia o "W" na parte central. Mas os gomos eram pintados de vermelho, diferentemente dos Aero-Willys onde os gomos eram pretos. De qualquer modo, a foto da calota acima me parece ser de uma peça de segunda linha, pois o emblema "W" possui uma falha em todas elas.
As fotos do jeep CJ-5 1962 (se não me engano) abaixo e da calota que ele está usando foram enviadas pelo amigo Túllio, outro apaixonado por Jeep e dono de um belo CJ-5 1973 azul. Assim como eu, ele resolveu compartilhar fotos e informações sobre estes veículos num blog muito interessante, que foca também veículos antigos de todas as marcas e modelos: jeep&relíquias.blogspot.com, vale a pena conferir. Ele enviou-me estas fotos há um tempo atrás e também estava curioso com os estranhos acessórios deste Jeep.
Reparem também no parachoque traseiro, totalmente diverso do original, pode ter sido feito sob encomenda, ostenta também um par de parabarros.
O parachoque dianteiro, que originalmente era cromado foi pintado de prata, se parece muito com o do Jeep da primeira foto, lembram? Porém não ostentavam essas "goleiras". Os únicos Jeep que saíam de fábrica com parachoque cromado (e bem diferentes deste) foram versões limitadas: o Jeep Praia em 1966 e o Jeep Série Especial de 1972, ambos 4x2.
Bom, quem souber de mais algum modelo de parachoques "diferentes" para Jeep ou de alguma informação a respeito deste modelo da foto é só falar, ou melhor, comentar. Fato é que eram de gosto duvidoso, alguns acham que fica legal, outros nem tanto.
sábado, 20 de novembro de 2010
Relação peças suspensão 4x2 luxo
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Equipe Renault Willys Imp Americana
domingo, 14 de novembro de 2010
Fotos Importadora Americana
Magnífica sequência de fotos de época enviadas pelo amigo Kainan Kunzler Mews. São de um desfile promocional e comemorativo da Importadora Americana e Federação Gaúcha de Automobilismo, durante 1º Festival da Indústria Automobilística Brasileira, pelas ruas de Porto Alegre. Hoje em dia as concessionárias já não utilizam mais essa ferramenta de marketing, que pena.
As fotos são provavelmente do final de 1962.
As fotos são provavelmente do final de 1962.