Eis aí uma foto de propaganda do Jeep, num ângulo bem interessante, em que parece que o "bicho" vai passar quase em cima de quem está visualizando. Mas existem mais aspectos interessantes que cabem destacar: principalmente por mostrar a parte inferior , sendo referência e confirmação para as cores certas pois alguns já me questionaram quais itens eram pretos, quais eram vermelhos.... Por experiência própria, já me deparei com carcaças de diferenciais e munhões de direção em vermelho, ao restaurar o chassi de meu Jeep, mas isso é devido ao desgaste da tinta com o tempo, deixando aparecer a cor de fundo. Isso que o meu Jeep é militar, onde os eixos, chassi, itens de suspensão e direção são pintados da mesma cor da carroceria. Em resumo, no Jeep civil, feixes de mola, eixos, diferenciais, munhões, sistema de direção, chassis, parachoques, cubos de rodas, enfim, praticamente tudo, é na cor preta. Mas o carter e sistema de transmissão (não inclui as alavancas, que são pretas) são da cor vermelha, mesma do motor.
Outro aspecto são os pneus: reparem no modelo muito parecido com o RodoRural, de uso misto, sendo que o padrão eram os 6.00 x 16 modelo militar. Mas aí me lembrei de um detalhe, e olhando melhor a foto, me parece que a lateral é um tanto comprida para um CJ-5, o que me fez deduzir que o modelo da foto possa ser um CJ-6 101 2 portas, pois, tanto quanto o 4 portas, tinha como equipamento standardt os pneus 7.10 x 15 uso misto.
Outro detalhe: o ano/modelo 1967, é uma espécie de modelo de transição entre a Willys e a Ford-Willys, com importantes modificações, como a introdução da roda livre automática, novos parachoques traseiros, novo volante, chave de seta.... Mas um detalhe importante também é que os semi-eixos traseiros deixaram de ser chavetados a partir desse ano, adotando nova "semi-árvore" mas ainda com rolamento cônico. Esse modelo de semi-eixo traseiro durou praticamente um ano apenas, sendo produzido com essa característica até 31 de julho de 1968. É o que está equipando o meu Jeep, já que ele é de 1967 também, ou seja, se quebrar vai ser muito difícil encontrar essa peça, já que ela foi produzida somente nesse período. Consta que foram produzidas semi-árvores com essa característica também para as Chevrolet C-10/Veraneio de mesmo ano. A partir daí os semi-eixos continuaram sem chaveta mas o rolamento passou a ser de esferas blindado quando adotaram os eixos "canela grossa" da era Ford.
Alisson, as suas explicações têm fundamento. Eu tenho um quadro dessa foto e ficava pensando se o Jeep era mesmo um 67, sobretudo pela ausência de roda livre automática.
ResponderExcluirOs pneus mistos também me chamavam a atenção. Será que se trata mesmo de um CJ-6?
Qual o código desse azul do ano de 1967?
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