segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Jeep paraquedista - parte 01

Existe bem pouca documentação e comprovação sobre os primeiros Jeeps lançados de paraquedas durante a Segunda Guerra Mundial. Existem os que afirmam que isso não seria possível na época e nunca foi feito operacionalmente, pelos seguintes motivos: a capacidade dos planadores e aviões de transporte daquele tempo só permitiam carregar um Jeep, e ainda assim meio desmontados e alterados em muitas partes para diminuir o peso e caberem nas aeronaves. Retiravam-se o parabrisas, cortava-se parte dos parachoques dianteiros, recolocava-se o estepe na dianteira sobre o capô, entre outras modificações.  Além do que era sensato pensar que o jeep seria estraçalhado ao atingir o solo ou explodir devido ao tanque com gasolina. Assim, o que é admitido é o transporte desse veículo durante a Segunda Guerra Mundial, mas não o seu lançamento de paraquedas. Consta que numa única ocasião documentada, somente em 1947, o Exército Britânico lançou um Jeep desse jeito para avaliação sendo que os resultados não foram animadores. 
Porém, fiquei curioso sobre esta história e não me dei por contente com a explicação e efetuei uma pesquisa sobre o assunto. Como pode ser visto nas fotos abaixo, após a Segunda Guerra, com o avanço das aeronaves e sua capacidade, bem como dos métodos de lançamento, isso já era bem possível e praticado.
Mas a pesquisa se deteve nos primeiros lançamentos, ainda durante a guerra, para tentar ratificar ou então contestar a afirmação de que o Jeep - como se suas façanhas já não fossem suficientes - foi lançado sim de paraquedas durante aquela terrível guerra. Você vai conhecer a partir de agora neste post (e no próximo, em breve) uma compilação inédita desse fato histórico.

Os Jeeps do SAS, as Forças Especiais Britânicas, e não os americanos, foram os primeiros a lançarem os 1/4 ton 4x4 de paraquedas. Primeiro eles foram  transportados desmontados em pallets no compartimento de bombas dos bombardeiros Halifax sendo descartados na França para operações de apoio aos desembarques aliados no Dia D em 6 de junho de 1944. Relatos de pilotos sugerem ainda que um par desses jipes ainda estão enterrados num lago francês ao perderem o ponto de lançamento correto. 
Mais tarde também, foram transportados, mas não lançados de paraquedas, a título de curiosidade ,Jeeps blindados com vidros à prova de bala e armas antitanques, mas estes foram em pallets em navios.
A capacidade de soltar o Jeep dos céus não seria possível sem o trabalho de desenvolvimento dos "pacotes" e paraquedas e parece que esta capacidade veio conjuntamente com a necessidade de se lançarem outros equipamentos também, como armas antitanques, reboques, morteiros 75 mm, canhões 25 mm, tudo a partir inicialmente , do compartimento de bombas dos Halifax.


 Nas duas fotos acima, um M38A1 é lançado de um Fairchild C-119 durante exercício na Guerra da Coréia, 434 Rgmto de Transporte USAF.

 Acima, Jeep MB Willys preparado para lançamento aéreo durante a Segunda Guerra Mundial, Museu de  Duxford. Notem as crushable, panelas de metal sob os pneus destinadas a absorverem boa parte do impacto de aterragem.
Na foto abaixo, homens da Cia 557, 6 Rangers Airborne, preparando os veículos e outros equipamentos para demonstração de lançamento aéreo. Sttutgart, Alemanha, 28 de novembro de 1951, Base Aérea de Echterdengen. Foto: US Army.


 Acima, jeep MB "salta" de uma aeronave Halifax, da RAF (Real Força Aérea Britânica) nos anos 40.

 Acima e imediatamente abaixo um M38 é lançado durante a Operação Snow Storm (Tempestade de Neve) por um C-119 da USAF junto com a 82ª Div Aerotransportada (notem os soldados agarrando-se nas paredes da aeronave para "sair do caminho". Fotos de 1953.
 Nem sempre os pousos se davam conforme o planejado. Coitados dos Jeep, acabavam desse jeito aí embaixo. No caso dessa foto, trata-se de um Willys MB do 2° Batalhão do Regimento paraquedista britânico, no Egito, no período 1951-53. O paraquedas havia falhado.



Um comentário:

  1. Coitados dos jeeps além de serem lançados de uma avião, ainda tinham que trabalhar em terra...

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