Há algum tempo atrás, meu Jeep começou a apresentar funcionamento irregular do velocímetro. Na época, já havia instalado cabo e um conjunto novo de velocímetro e marcadores de combustível e temperatura, como parte do processo de restauração. O velocímetro funcionava perfeitamente mas no início eu possuía pneus recapados na frente o que em altas velocidades (para um Jeep considere altas velocidades 70 a 90 km/h) fazia com que o jeep literalmente estremecesse (não era shimmy) inclusive a carcaça da caixa de marchas e transferência, o que numa viagem, por andar a mais de 70 km/h mesmo em um curto espaço de tempo, depois disso o velocímetro não funcionou mais regularmente. Bom, coloquei pneus novos na frente, assim como havia feito com os de trás. A tremedeira desapareceu em altas velocidades, mas o velocímetro teimava em funcionar apenas quando queria. Desmontei a caixa de transferência para verificar o desgaste do pinhão e conexões e estava tudo em ordem. Coloquei um cabo novo, lubrifiquei-o por dentro, conferi o comprimento e a folga correta e o velocímetro voltou a funcionar......até que não encontrasse buracos e ondulações excessivas na estrada. Fiz o teste de girar o cabo na extremidade que é acoplada na caixa e o ponteiro do velocímetro girava, o que significava que com ele não era o problema, até porque era praticamente novo.
Tentei colocar algo como um palito metálico entre a ponta do cabo e o alojamento no pinhão para eliminar a folga. Não obtive sucesso. Até que por sugestão de um amigo jeepeiro do CVMARJ , o amigo "Milk", experiente com os macetes mecânicos do Jeep, simplesmente decidi aumentar a largura da ponta do cabo que vai conectada na caixa de transferência (nas Rural e F-75 4x2 é na caixa de marchas). Como? Martelando essa parte do cabo. Umas 2 marteladas bem dadas e bingo, cabo lubricado e o encaixe ficou perfeito, sem folgas.
Queria postar essa dica há mais tempo, mas esperei rodar vários e vários kilômetros até ter certeza que funcionava mesmo.
Com o tempo é inevitável pequenas folgas nos encaixes, mesmo com o pinhão em perfeito estado, o que associado com cabos de velocímetro que mesmo novos não são como os de antigamente, pode fazer a gente quebrar a cabeça. Essa dica vale não apenas para velocímetro de Jeep, mas de qualquer velocímetro de carros mais antigos e também de motocicletas.
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