Durante dois dias quem compareceu pôde deparar-se com viaturas que fizeram história, da época da 2º Guerra Mundial (Blindados Stuart e Sherman, jipes MB e GPW, Dodges) ,Guerra da Coréia (M38) e Vietnã (M151A1 e Gama Goat) , viaturas do final da década de 50, anos 60 e 70 da década passada.
Perfilados em ordem cronológica por modelos, despertavam a curiosidade das pessoas, que indagavam os militares e colecionadores, muitos destes, inclusive, vestidos a caráter com fardas de época, e que explicavam aos interessados as peculiaridades de cada modelo. Também se fez presente veteranos do Batalhão Suez, contingente brasileiro de tropa de paz da ONU no Canal de Suez nos anos 60, que montaram um "posto de controle - PC" semelhante ao que estabeleciam na época.
Entre caminhões, jipes, camionetas, os blindados americanos da época da guerra e o blindado atual , o brasileiro Cascavel talvez despertaram a maior curiosidade das pessoas, com filas para pousarem ao lado para fotos ou até mesmo subirem nos mesmos, para alegria de crianças de todas as idades. Até mesmo eu, juntamente com outros expositores, vestido com farda de época e uma réplica da metralhadora Thompson me emocionei posando para fotos junto aos carros de combate. Por várias vezes os motores eram acionados, para delírio do pessoal em volta, a despeito da fumaçeira que desprendiam. O evento terminou lá pelas 18:00 h do Domingo, justamente quando o público comparecia em maior quantidade, e as viaturas começaram a deixar os pavilhões. Todos nós, preservacionistas da memória da motomecanização militar brasileira deixamos o evento com gostinho de quero mais.
Bom, agora chega de conversa e vamos às fotos!
Carro de Combate Leve Stuart
Cascavel 6X6 do EB
Carro de combate Sherman
Metralhadora Thompson e Tank Sherman
Batalhão Suez/POA
MB 1111 4X4
REO 6X6 ex- Marinha do Brasil
Gama Goat anfíbio, da era Vietnã
Ford f600 6x6
Crédito das fotos: Alisson Paese e o companheiro do grupo CVMARJ ,Vitor .
Nenhum comentário:
Postar um comentário