A Willys Overland do Brasil foi fundada em 26 de abril de 1952, em São Bernardo do Campo, São Paulo, importando inicialmente o Jeep Willys CJ-3A. Devido ao sucesso no mercado americano e ás condições precárias de nossas "estradas" na época, quase inexistentes no interior do Brasil, o Jeep civil deu certo também em nosso carente mercado. Também pudera: era o veículo ideal para desbravar o país e ajudar no desenvolvimento brasileiro, atuando em todos os setores, desde veículo de passeio como também um verdadeiro trator na zona rural.
Com o secesso e as vendas aumentando,a Willys, (que nessa época , nos EUA, já fora comprada pela Kaiser Corporation) iniciou suas atividades industriais em nosso país em 1954, montando o novo modelo CJ-3B anericanos, com o motor Hurricane 4 cilindros. Esse modelo foi denominado aqui Jeep Universal, onde recebeu o apelido famoso de "cara-de-cavalo", devido ao seu capô alto, necessário para abrigar o novo motor. Naqueles anos, o CJ-3B era destinado, tanto aqui como nos EUA, ao público civil, já que existia desde 1952 o modelo M-38A1 militar, que foi quem estreou o motor Hurricane e do qual derivou o CJ-5. No Brasil, inicialmente o CJ-3B também não era usado pelas nossas Forças Armadas, que ainda utilizava os MB da 2{ Guerra Mundial e alguns CJ-2A e B militarizados.
Muito show o texto! Bem instrutivo. Porém to com uma dúvida. Comprei um CJ5 ano e modelo 1958. Ele tem muitas características do M38A1, a escrita Jeep, na lateral, é em maiúsculo (diferente da versão brasileira) porém os paralamas traseiros são retangulares. Pode me ajudar a esclarecer esse fato? Grato pela atenção.
ResponderExcluirBom dia..
ResponderExcluirTenho um jeep overland 1958 raro para venda...caiu na minha mão por acaso...como vc me indica a venda???