Em ordem cronológica decrescente, seguem informações sobre o painel dos CJ-5 brasileiros:
Painel dos Jeep CJ-5 Ford últimas séries. Notem o botão auxiliar da partida a frio, para os modelos a álcool. Os modelos 1982 e 1983 podiam vir equipados com limpador elétrico do parabrisas, cujo motor se não me engano era o mesmo do limpador traseiro da Belina II.
Acima, detalhes do painel do CJ-5 1975. O botão do acelerador manual já não era mais adotado. As alças e presilhas ainda eram cromadas. A chave de ignição voltou definitivamente para o painel. O motor a vácuo do limpador de parabrisas tem formato diferente. A partir de 73 dificilmente o Jeep saía com o vidro do parabrisas basculante, a não ser os modelos militares. O parasol para o motorista passou a ser opcional.
Acima, painel dos modelos 1970/72. Esta foto ilustra um modelo com o vidro do parabrisas basculante. Último ano, ao que me parece, das travas e chave na coluna de direção, como nas Rural.
Acima, painel do modelo 1968, com a trava de direção e chave de ignição na coluna de direção.
Em 1967 os botões do painel mudaram, passando a ser adotados os botões similares da Rural e Pick-up Jeep até o fim da produção. O volante passou a ter apenas dois raios e novo desenho, igual ao da Rural.O Jeep passou a ter como opcional também uma luz indicadora de tração 4x4 ligada, localizada abaixo do painel, na mesma direção do relógio de instrumentos. O CJ-5 a partir de 1967 ganhou chave de seta.
Detalhe do motor a vácuo de um Jeep CJ-5 1967
Painel de um modelo 1966 verde petróleo, com trava e chave na coluna de direção. Mas os botões são do modelo 1967.
Último ano do volante de três raios.
Acima, reprodução de parte do teste realizado pela Revista 4 Rodas em 1963 com um modelo para 1964. O modelo testado possuía guincho dianteiro. O detalhe é que na revista , a posição indicada para o botão do afogador é abaixo do acelerador, enquanto que no manual do veículo, de onde a figura abaixo foi retirada, mostra o contrário.
Painel do CJ-5 1963. Até esse ano/modelo o painel era ainda parafusado na parte superior.A plaqueta indicativa de marchas e engate da tração passou a ser na cor prata desde 1961. Notem a ausência da chave de seta. O botão do afogador trocou de posição, e passou a ser localizado acima do botão de acelerador manual. O padrão passou a ser o uso de limpador manual do parabrisas com alavanca no lado do passageiro.
Painel dos primeiros CJ-5, 57-58-59-60. O parabrisas não tinha o vidro basculante; alguns CJ-5 dos anos 50 tinham o quadro da mesma cor da carroceria e os primeiros modelos sequer tinham tampa do portaluvas.
Os pedais ainda tinham o formato retangular, modificado a partir de 1960. O botão do acelerador manual ficava localizado acima do botão correspondente ao afogador. Alguns modelos vinham com dois motores a vácuo do limpador de parabrisas. A plaqueta indicativa de marchas e tração que ficava defronte à coluna de direção era na cor preta.
Oi...
ResponderExcluirALguma idéia de onde conseguir esses botões do 63? São diferentes de todos que conheço (dos da década de 50 e dos posteriores, década de 70).
Não acho nem reproduçao semelhante, no meu só tinha sobrado o do acelerador de mão...
Essa dos dois limpadores eu não sabia, pode não ser um sistema muito eficiente mas melhor que manivelinha é hehehehe...
ResponderExcluirSobre o basculante, so pra constar, tenho um 74 (Na verdade Dez. 73) civil e tem o basculante. Abs. e parabens pelo blog.