sábado, 17 de março de 2012

Aero-Willys 1965

      Esse reluzente exemplar de Aero-Willys é um dos mais bonitos que já vi. Apesar de já tê-lo visto outras vezes, rodando em minha cidade, no evento em São Pedro da Serra foi a primeira vez que pude fotografá-lo e apreciá-lo com maior afinco.

     Acima, detalhe da nova sinaleira adotada nos modelos 1965, juntamente com a nova traseira e parachoques.
      Aliás, a partir deste modelo que o Aero-Willys (com exceção dos modelos Itamaraty) atingiu maior sucesso ainda e foi o design que se manteve até o fim de produção.
        Este aspecto do design do Aero tem uma história interessante. 
       Em agosto de 1964 o Aero-Willys atingiu a marca de 300.000 exemplares produzidos e , apesar do sucesso do modelo, a Willys estava preparando mudanças, principalmente de estilo, o que fariam dele novamente atração do Salão do Automóvel, desta vez na edição de novembro de 1964. 
Houve mudanças baseadas em críticas dos consumidores e análises dos pontos fracos. Os paralamas dianteiros perderam por exemplo aquele avanço um tanto demasiado sobre os faróis, as "pestanas" que lhes encobriam um pouco e davam um aspecto, no meu entender pelo menos, mais malvado ou bravo à "cara" do veículo. Pois bem, a Willys do Brasil achou por bem mudá-los. Mas analisando os pontos fortes das vendas do carro, descobriu-se que um deles era justamente a traseira, apesar do "estilo rabo-de-peixe" já estar , naquelas alturas,  meio fora de moda. Pois foi aí mesmo as maiores alterações de estilo introduzidas pelo departamento de design: encompridou-se um pouco o carro e inverteu-se a colocação das lanternas, proporcionando um estilo mais moderno. Com isso a tampa do porta-malas também teve de ser modificada, além de novos para-choques de lâmina dupla e ainda por cima o volume de bagagem sofreu um pequeno aumento.



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