Hoje vou falar de dois casos específicos relacionados a um modelo de Jeep especial: o pioneiro Willys MB/Ford GPW, veteranos da época da Segunda Guerra Mundial.
O primeiro caso trata de alternativas para quem procura os faróis destes modelos. Segundo especialistas em MB , parceiros do Clube de Viaturas Militares Antigas do RJ, ainda é possível achar os faróis GE-USA nas casas do ramo e auto-elétricos. Custavam até bem pouco tempo atrás na faixa de R$ 35,00. Trata-se do modelo 4.000 s enão me engano, luz alta/baixa, 3 polos. Esse farol tem uma inscrição na lente, na parte superior: 2C1. Na caixa consta 4.000 Low Beam, GE Headlight Incandescent, 4 Headlight System; Round Shape. É um sistema usado para luz alta e baixa em modelos com quatro faróis. Nesses modelos, quando está na baixa apenas ele fica ligado (no caso os dois da parte externa). Quando está na luz alta, os 4 faróis são ligados. O sitema de 3 pólos significa um para o terra, um para a baixa e outro para a alta. Na etiqueta d eimportação da General Electric do Brasil consta o código MK-2027-LI (HUN-05).
Os farós dos MB/GPW têm 5 3/4" (146,05 mm) de diâmetro e saõ Sealed Beam (lâmpada selada). Não são fáceis de achar mas parece que serviam também nos tratores Ford. No Brasil, existe um farol de VW Brasília que tem o mesmo diâmetro, mas não é do tipo Sealed Beam, o que permite a troca de lâmpada caso estrague, não necessitando trocar todo o conjunto. Os faróis do Dodge 1800/Polara (os primeiros, com 4 faróis) também possuíam a mesma medida ou semelhante (146,05mm).
O segundo caso é a alternativa para os filtros de óleo. Para os MB/GPW é possível usar os MANN FILTER PF1155 (cbt, Mercedez-Benz, Toyota). São compatíveis com FRAM C4DB e TECFILL L4/1. Além disso, as Toyotas, com motor MB 314 ou 364 têm o filtro diferente da primeira série, que usa os filtros parecidos com os do Jeep Willys MB. Por isso, é só pedir os filtros para Toyotas dos anos 60/70/80, vem escrito na embalagem. A única coisa que não funciona é a borracha de vedação que tem de usar a antiga.
Segundo um especialista em filtros, em entrevista na Revista Meio Filtrante, os filtros antigos e seus números eram Ford J-4 (atual PF1155 Mann), o J30 e 31 da Chevrolet (atual PF1190 Mann. O J-3 era da Willys Overland, e só depois começaram os filtros de papel. Filtro de óleo era em refil, uma lata encravada com um tubo central onde era inserida uma estopa, rayon. E eram vendidos em autopeças, oficinas e postos.
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