sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rural do Leitor

Esse é um típico caso de contaminação por vírus, que se alastra rapidamente e evolui para um estágio mais avançado. Sei bem como é isso e dou um alerta: provavelmente você também já esteja contaminado. Calma, não é um vírus de computador, por favor não delete este post!
Falo do vírus do 4x4, que começa geralmente assim: você compra um Jeep ou Rural/F-75 para fazer trilha, pega gosto da coisa, começa a conhecer melhor o seu veículo e a se interessar pela sua história e então, adquire uma forma superior do mesmo vírus, o vírus dos Willys. Uma vez instalado, não tem jeito. A busca cada vez maior por informações, originalidade e preservação da essência desses modelos inicia. Foi assim com o amigo Danilo C. Atui, de São Paulo, SP.
A partir de seu CJ-5 1973 adquirido há mais de 10 anos, acabou se apaixonando pela linha Willys. Seu jeep continua em perfeito estado, porém modificado para enfrentar melhor as trilhas, por isso Danilo começou a procurar por outro Willys para saciar seu desejo em ter uma versão em estado original. Influenciado também pelas histórias de seu tio-avô, que em 1964 comprou uma Rural novinha e partiu sozinho para lugares como o Deserto de Atacama, no Chile e a Patagônia, na Argentina, esse modelo foi escolhido para fazer companhia ao CJ-5.
No começo de 2010 finalmente Danilo encontrou um modelo de Rural do seu gosto, e é a que aparece nas fotos enviadas por ele. Trata-se de um modelo 4X4, azul, std, ano 1967. A viatura, conta ele, estava muito bem conservada, precisando apenas de alguns ajustes e troca de peças, o que foi feito sem dificuldades, com exceção dos pneus originais, aro 15 710/15, que não são mais fabricados com o desenho da época. Porém Danilo encontrou o modelo aro 16 670/16 com desenho igual ao original RodoRural da Pirelli, fabricado no RS, já que os pneus aro 15 que possuía, recapados, não tinham mais condições de rodagem. Claro, as rodas foram trocadas pelas aro 16. Mas como todo antigomobilista sua procura por peças originais continua, como o cilindro de partida original.
Danilo destaca em sua Rural o fator originalidade e estado geral do veículo, onde o mesmo passou por pequenas reformas como pintura e estofamento, mas como podemos perceber, sempre mantendo o padrão de fábrica e de época. Lembrando que em 1966/67/68 as Rural 4x4 recebiam pintura externa de uma só cor (monocromática) para diferenciá-las das 4x2, segundo um grande conhecedor da marca, o Sr. Luís da Agromotor. O estofamento é preto, com forração do teto cor creme. Recentemente Danilo conquistou a cobiçada Placa Preta para sua viatura, onde atingiu 90% de originalidade na avaliação, o que não é fácil. Mas detalhes como as chaves das portas e tampa de combustível, vidros, relógios e faróis, tudo original de fábrica, certamente contribuíram para atingir esse índice, que ele espera manter assim por muito tempo.

O feliz proprietário desta Rural deixa um recado aos que possuem ou pensam em adquirir essas jóias da Willys/Ford: " Acho que os donos de Rural, F-75 e Jeep têm um patrimônio cultural em suas mãos, tendo um valor histórico e sentimental para grande parte da população brasileira que viveu as décadas de 60 e 70. No interior do Brasil ainda rodam e fazem parte da vida d emuita gente, seja no trabalho ou no lazer. Assim devemos manter estes veículos para continuar esta história. Outros tantos usam para trilhas e diversão. Mas todos são potencialmente felizes por dirigir estes carros."
Concordo plenamente com você, Danilo. Ele também gostaria que os donos mantivessem o máximo possível de originalidade em seus carros, já que muitos sofreram modificações e adaptações, principalmente no intuito de enfrentar trilhas. Nesse caso, ele aconselha procurar por modelos já prontos ou modificados e ao se deparar com um modelo original, mesmo que combalido, mantê-lo como patrimônio.
Apesar de 4x4, Danilo só usa sua Rural em passeios de fins-de-semana e encontros de carros antigos. Não precisa nem dizer porquê...
Obrigado Danilo por sua história e colaboração.
Se você, leitor, também deseja ver seu modelo (Jeep, Rural ou F-75, militar ou civil) e sua história neste blog, entre em contato.

4 comentários:

  1. Linda essa Rural tenho uma 62 4x4 na mesma cor e original tbm pena que com a pintura ruim e o ex dono vez o favor de dar um beijinho com a frente na arvore na casa dele heheehehe agora tem cara chata kkkk mas tudo certo... adoro Rural!

    ResponderExcluir
  2. LINDA. ADOREI O CARRO. MUITO CONSERVADO

    ResponderExcluir
  3. Olá Danilo. Pode parecer coincidência, mas em 2009 tinha uma rural aqui em Curitiba idêntica a sua à venda em uma loja de 4x4. Visitei várias vezes a beleza para ver se comprava, mas nunca dava o dinheiro. A placa dessa rural era da cidade de Irati Pr. e estava em excelente conservação. Cheguei a comprar um jogo de calotas 4x4 pra ela. Qdo finalmente juntei o dinheiro, ela tinha sido vendida a um comprador de São Paulo, e depois revendida pelo que sei. Talvez seja a mesma, não sei. Não faz mal. Hoje sou feliz proprietário de uma modelo luxo 72 toda original, azul e branca, impecável, vinda de Cuiabá MT e conservo ela com maior carinho. Danilo, um abraço e parabéns por sua rural, é linda mesmo. David- Curitiba Pr

    ResponderExcluir
  4. parabens pela rural, tenho uma igualzinha 73, porem nao modifiquei muito e nao tenho do da danada na trinha, carro de manutencao facil e barata. realmente viciante.

    ResponderExcluir

 
Site Meter